Notícias

Estrangeiros concluem o primeiro módulo do curso de Português para imigrantes

Iniciativa promovida por meio de parceria entre as Secretarias de Educação e de Direitos Humanos e Cidadania

Publicado em: 04/09/2018 15h59 | Atualizado em: 04/05/2021

portas_ab_740_x_430.jpg

Cerca de 200 jovens e adultos estrangeiros que vivem na cidade de São Paulo celebraram, na noite do dia 11 de dezembro, a conclusão do primeiro módulo do curso de Língua Portuguesa do Programa Portas Abertas para Imigrantes. O curso é oferecido em três módulos: Básico, Intermediário e Avançado e reúne estudantes de 28 nacionalidades.

O evento ocorreu no Centro de Educação Unificado (CEU) Jambeiro, na região de Guaianases, e reuniu estudantes das nove escolas que oferecem a formação. Houve apresentação de danças típicas e de poesias.

As aulas iniciaram no dia 28 de agosto na Rede Municipal de Ensino e as turmas são compostas por estudantes provenientes dos seguintes países: Suécia, Angola, Argentina, Benim, Bolívia, Chile, Colômbia, Congo, Cuba, Eslovênia, Etiópia, Ganes, Haiti, Índia, Inglaterra, Jordânia, Male, Marrocos, México, Nigéria, Palestina, Paquistão, Paraguai, Peru, Síria, Togo, Turquia e Venezuela.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e tem como objetivo oferecer o ensino da língua portuguesa na Rede Municipal de Ensino em regiões de alta vulnerabilidade social da cidade, onde há pouca oferta de cursos de português e com maior incidência de população imigrante.

O curso é oferecido em nove escolas municipais:

Zona Norte – EMEF Dona Angelina Maffei Vita (Casa Verde), EMEF João Domingues Sampaio (Vila Maria), EMEF Infante Dom Henrique (Canindé) e EMEF Vereador Antonio Sampaio (Santana).

Zona Leste – EMEF Profa. Conceição Aparecida de Jesus (A.E. Carvalho), EMEF José Maria Whitaker (Cidade Satélite), EMEF Dr. Fábio Silva Prado, EMEF Arthur Azevedo(Moóca) e EMEF CEU Jambeiro (Guaianases).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação participa da 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Mosaico de fotografia com diferentes momentos dos encontros feitos pela SME com diretores de escola e DREs

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores

Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de jovens repórteres. Equipes faraão a cobertura da Virada ODS.

Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS

Publicado em: 03/06/2025 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.524