Notícias

Escolas municipais recebem premiação por projetos realizados nos territórios da cidade

Iniciativa em parceria com Instituto Tomie Ohtake dá visibilidade aos projetos que acontecem nas unidades escolares

Publicado em: 10/06/2019 16h12 | Atualizado em: 30/11/2020

premioterritorios_740x430.jpg

No último sábado (8), dez escolas municipais estiveram presentes no Instituto Tomie Ohtake, para participar da cerimônia de premiação da 3ª edição do Prêmio Territórios, uma parceria do Instituto com a Secretaria Municipal de Educação.

O evento contou com a presença de crianças, estudantes, pais, gestores e educadores para prestigiar ações realizadas nas escolas com projetos que por meio dos diversos saberes culturais fortalecem o vínculo da escola com os territórios da cidade.

O Presidente do Instituto, Ricardo Ohtake, deu início à cerimônia de abertura agradecendo as parcerias, a presença dos estudantes e comentou sobre a importância do prêmio para o bom convívio com os diferentes territórios da cidade.

Em seguida, o Secretário Municipal de Educação, João Cury, agradeceu a presença e a participação das escolas no prêmio e falou sobre a importância de ouvir estudantes e educadores da rede. “Ao ouvi-los, nós percebemos que eles querem oportunidades de participação em formações e manifestações de projetos transformadores como esse, sendo assim, a Secretaria Municipal de Educação tem trabalhado no estímulo e reconhecimento de projetos que colaborem na formação holística das nossas crianças,” relata João Cury.

premioterritorios_740x430 1.jpg

Após cada apresentação, as escolas representadas por crianças, estudantes, educadores, gestores e os pais receberam um certificado de premiação e foram convidados a subir no palco para fazer uma breve fala sobre a realização do projeto nos territórios da cidade.

As escolas premiadas receberão uma doação às bibliotecas escolares de um conjunto de mais de 50 livros, entre catálogos de arte relacionados às exposições do Instituto Tomie Ohtake e títulos diversos doados por editoras parceiras, além do apoio financeiro para continuidade do projeto, a produção de um minidocumentário que apresentará um resumo dos processos e resultados do projeto, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, da Estácio e da Uber, dando visibilidade à iniciativa.

Na parte final do evento, houve uma intervenção poética realizada por Professores da Rede Municipal de Ensino com a leitura de um manifesto sobre territórios, e a abertura das inscrições para a 4ª edição do Prêmio Territórios.

Depois da cerimônia, as crianças, estudantes, educadores e os pais visitaram as exposições do Instituto Tomie Ohtake.

Conheça as Escolas vencedoras:


Projeto: Slam Altino: ninguém cala o nosso grito!

Escola: EMEF Altino Arantes – DRE Ipiranga

Projeto: Música e brincar na Educação Infantil: por todos os cantos e encantos da infância

Escola: EMEI João Mendonça Falcão – DRE Penha

Projeto: Coletivo Feminista Estudantil: diálogos para igualdade de gênero na escola

Escola: EMEF Sebastião Francisco, o Negro – DRE Itaquera

Projeto: Caminhos do Concreto

Escola: EMEF Júlio de Oliveira – DRE Pirituba / Jaraguá

Projeto: Sementes dos Sonhos – vivências na agroecologia da cidade

Escola: CEU EMEF – Paulo Gonçalo dos Santos – DRE Santo Amaro

Projeto: Grafismo e culturas indígenas: arte, manifestação cultural e tradição

Escola: CEU EMEF – Butantã – DRE Butantã

Projeto: Território Jaraguá

Escola: EMEF Estação Jaraguá – DRE Pirituba/Jaraguá

Projeto: Conhecendo e Sendo em São Paulo

Escola: EMEI Gabriel Prestes – DRE Ipiranga

Projeto: Todos os territórios são nossos: a criança como protagonista na escola e na cidade.

Escola: EMEI Ricardo Gonçalves – DRE Pirituba / Jaraguá

Projeto: A quadra da escola é de quem quiser!

Escola: EMEI Afonso Sardinha – DRE Pirituba / Jaraguá

Sobre o prêmio – O Prêmio Territórios, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake em parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, acontece desde 2017 com intuito de iluminar projetos em andamento que conectem a escola aos territórios da cidade por meio dos diversos saberes culturais.

A iniciativa busca identificar e promover projetos realizados em parceria entre professores, gestores escolares, diferentes segmentos da escola (outros professores, estudantes, funcionários e famílias), e com as diversas potencialidades da cidade, promovendo ações que aconteçam intra e/ou extramuros, que sejam exemplares na perspectiva de uma educação integral, integrada e integradora, e que tenham a cultura, em sua ampla diversidade, como eixo central.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra área externa de um Centro de Educação Infantil (CEI) com brinquedos do parque, como gira-gira e túnel de centopeia.
Fotografia mostra muitos meninos e meninas com uniforme da Prefeitura de SP sentados em um auditório estilo estádio. Na frente deles algunmsn adultos segurandos fantoches, sendo um deles um boneco ver e outro um semáforo com a luz vermelha evidente.

Maio Amarelo: CEUs recebem atividades para conscientização da segurança no trânsito

Publicado em: 10/05/2024 1h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Músico tocando instrumentos

OSCs podem se credenciar para oferecer ensino de música em CEUs

Publicado em: 09/05/2024 3h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Saúde Bucal
Fotografia com vários estudantes sentados em cadeiras verdes na quadra coberta da escola.

EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cachoeirinha 

Publicado em: 08/05/2024 4h23 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

1 32 33 34 35 36 1.479