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Escolas Municipais e CEUs promovem Semana Olímpica

Atividades acontecem entre os dias 24 e 28 de junho e vão dar destaque aos sete valores olímpicos

Publicado em: 11/06/2019 14h03 | Atualizado em: 04/05/2021

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Entre os dias 24 e 28 de junho, as escolas municipais e os Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo promoverão atividades em comemoração ao Dia Olímpico. A proposta é que a comunidade escolar e os estudantes participem de experiências que possibilitem a vivência dos sete valores olímpicos através da reflexão e da prática esportiva.

A proposta é oportunizar aos estudantes e a comunidade escolar, bate-papo com a participação de atletas, clínicas esportivas, palestras sobre histórias dos atletas, das modalidades e dos jogos, realização de atividades culturais, mostra de documentários e filmes, entre outras. Ações serão desenvolvidas em parceria com o Grupo de Estudos Olímpicos (GEO) da Universidade de São Paulo (USP).

A iniciativa tem como objetivo promover o olimpismo e os sete grandes valores que estão relacionados diretamente a questões culturais e históricas e que sintetizam os programas de educação olímpica ao redor do mundo, que são: amizade, coragem, excelência, respeito, inspiração, determinação e igualdade. Além de proporcionar experiências que reforçam a identidade cultural e pessoal, tolerância, compreensão mútua, responsabilidade, ética, desenvolvimento individual e busca pela excelência humana.

O Dia Olímpico é comemorado em 23 de junho no Brasil e nos países vinculados ao Comitê Olímpico Internacional – COI. A data marca o aniversário de fundação do COI, em 1894, e tem por objetivo promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o mundo.

#SemanaOlímpicaSME – Educadores e estudantes são convidados a compartilhar nas redes sociais fotografias e vídeos das atividades que desenvolverem nas Unidades Escolares utilizando a hashtag #SemanaOlímpicaSME e marcando o perfil @educaprefsp. Material com as marcações poderão ser compartilhados nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Olimpíadas Estudantis – Anualmente e desde 2007, a Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo promove as Olimpíadas Estudantis com o objetivo de estimular a prática esportiva e a vivência organizada do esporte nas escolas e Centros Educacionais Unificados (CEU). Dentro da competição ocorrem também as Paralimpíadas e o InterCEUs.

Evento acontece no segundo semestre e conta com cerca de 100 mil participações de estudantes e envolve mais de dez modalidades esportivas, entre elas, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, rugby, natação, atletismo, atletismo paralímpico, judô, ginástica rítmica, ginástica artística, tênis de campo e tênis de mesa.

Valores Olímpicos:

1) Amizade: é a disposição para a integração, para a inclusão, para a aproximação mesmo diante das diferenças culturais. Envolve respeito e conhecimento, além de afeto e lealdade, mesmo em situações onde a competição esteja presente. O conceito de amizade sugere a integração entre os povos e no seu limite alcançaria uma das utopias olímpicas que é a promoção da paz;

2) Excelência: implica o grau máximo de qualidade ou perfeição. É a busca pelo melhor de si próprio e não necessariamente a superação do outro. Essa condição pode ser estendida a muitos âmbitos da vida o que implicaria, em última instância, na transformação social;

3) Respeito: é antes de tudo um sentimento que leva em consideração uma outra pessoa. Mais do que obediência o respeito implica em reconhecimento pelas virtudes apresentadas por outro. É a condição básica da vida em sociedade, não significa apenas o cumprimento da regra, mas essencialmente a incorporação dos valores sem necessidade de regulação externa para o seu cumprimento;

4) Coragem: é uma condição associada à disposição do enfrentamento. O ato de se tomar decisões a partir do julgamento que se faz de uma situação e não necessariamente ao cumprimento de uma ordem ditada por alguém. Esse talvez seja um dos maiores reveladores da formação moral do indivíduo;

5) Determinação: corresponde ao gesto relacionado ao cumprimento de um objetivo. Aqui se cruzam a disposição pela ação, a disciplina para o seu cumprimento e o apego a princípios que norteiam essa execução, uma vez que a trilha que se usa para o seu cumprimento pode estar repleta de propostas que contrariam a virtude;

6) Inspiração: é a consideração do sensível na realização da tarefa. É a incorporação dos planos afetivo e intuitivo tão necessários ao cumprimento de um chamado que pode ser imposto por uma determinação externa ou interna, resultante de uma ação sistemática e não esotérica;

7) Igualdade: refere-se ao direito à participação. Busca pelo reconhecimento e pelo pertencimento à aquilo que nos humaniza que é a vida em sociedade. Ainda que utópica talvez seja a mola propulsora de muitos projetos que têm o humano como a condição fundamental do desenvolvimento seja do conhecimento, da tecnologia ou da política.

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