Notícias
SME realiza formação sobre atualização curricular do Ensino Fundamental
Encontro no CEU Carrão – Carolina Maria de Jesus reuniu profissionais da Rede Municipal de Ensino para apresentar as atualizações do documento curricular
Publicado em: 13/03/2026 15h02 | Atualizado em: 13/03/2026 
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, por meio da Coordenadoria Pedagógica (COPED), realizou nesta sexta-feira (13) a “Formação para Implementação da Atualização Curricular” do Ensino Fundamental. A iniciativa aconteceu no CEU Carrão – Carolina Maria de Jesus, na zona leste da capital, e reuniu profissionais das Diretorias Regionais de Educação (DREs), além de diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores.
A ação integra o conjunto de iniciativas voltadas à implementação da atualização do Currículo da Cidade e aos processos formativos dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Durante o encontro, também foram apresentadas as alterações que constam no documento preliminar, que atualmente está em fase de consulta pública à Rede Municipal.
Com início em 2025, a atualização curricular contou com a participação de Grupos de Trabalho (GTs) compostos por educadoras e educadores de diferentes cargos e funções, representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação, além da realização de consulta a aproximadamente 100 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. Essa ampla escuta reforça o caráter democrático, plural e participativo do processo, assegurando que diferentes experiências, saberes e contextos territoriais estejam representados na revisão do documento.
Essa ampla participação reforça o caráter democrático, plural e participativo do processo, assegurando que diferentes experiências, saberes e contextos territoriais estejam representados.
O processo de atualização reafirma a identidade pedagógica da Rede e fortalece a garantia do direito à educação de qualidade para todas as pessoas atendidas nas mais de 4 mil unidades educacionais do município. Trata-se de um processo de revisão e aperfeiçoamento contínuo, orientado pelo reconhecimento da contemporaneidade e pela incorporação de novos saberes produzidos nos territórios e nas práticas educativas.
Consulta pública
No Sistema de Gestão Pedagógica (SGP), estão disponíveis os Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (OADs) atualizados. Aqueles que tiveram alterações aparecem identificados com o destaque “sob consulta”.
Entre fevereiro e maio, professores podem avaliar as atualizações propostas pelos Grupos de Trabalho (GTs) e registrar contribuições em questionários de consulta pública organizados por componente curricular, garantindo a participação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino no processo de atualização curricular.
Confira a programação:
8h – Recepção e Boas-vindas
8h30 – Falas institucionais
9h – Abertura
Versos, vozes e vidas – AEL Cecília Meireles – EMEF General Newton Reis – DRE São Miguel
9h30 – Apresentação dos documentos preliminares e navegação pela Consulta Pública
10h – Mesas Temáticas
– Contextualização das ações dos Grupos de Trabalho
– Atualizações da parte introdutória do Currículo da Cidade
– Leitura e escrita no currículo do Ensino Fundamental
– Tecnologias para Aprendizagem e transversalidade curricular
12h15 – Questões do público
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura envia mais de 100 mil HQs para escolas municipais
Diretoria Regional de Educação Butantã
Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias que atende crianças de até 14 anos
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Projeto em escola do Jardim Ângela traz olhar atento das crianças para o território onde vivem
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
CEUs participaram do São Paulo Innovation Week neste final de semana
Secretaria Municipal de Educação
Copa promove competição esportiva e atividades recreativas em escolas da zona leste da capital
Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Quinta do Sol promoveu concurso Miss e Mister 3ª Idade com foco no envelhecimento ativo
Relacionadas
Prefeitura envia mais de 100 mil HQs para escolas municipais
Publicado em: 20/05/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias que atende crianças de até 14 anos
Publicado em: 19/05/2026 6h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Projeto em escola do Jardim Ângela traz olhar atento das crianças para o território onde vivem
Publicado em: 19/05/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEUs participaram do São Paulo Innovation Week neste final de semana
Publicado em: 19/05/2026 1h38 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Copa promove competição esportiva e atividades recreativas em escolas da zona leste da capital
Publicado em: 19/05/2026 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação