Notícias

Equipe da CODAE participa do primeiro encontro do curso “Novas Reflexões: do campo à mesa”

Encontro discutiu as pautas para o primeiro semestre de 2016

Publicado em: 28/03/2016 14h31 | Atualizado em: 30/11/2020

caps_01_740_x_430.jpg

No dia 07 de março, cerca de 80 funcionários da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), participaram do primeiro encontro do ciclo de palestras “Novas Reflexões: do campo à mesa”, oferecidas pela Comissão de Aprimoramento Profissional (CAP). O evento foi realizado no auditório da Biblioteca Mario de Andrade e contou com a apresentação da nova comissão.

Na abertura, após uma homenagem aos membros do CAP – Biênio 2014 e 2015 – aconteceram as falas de Luiz Armando Bagolin, diretor da Biblioteca Mário de Andrade e da coordenadora da CODAE, Claudia Lopes Macedo.

O encontro teve como convidada a artista plástica e contadora de histórias Stela Barbieri. A educadora instigou os profissionais a refletir sobre os sentidos e valores da alimentação e o papel de cada um para que crianças e comunidade se alimentem melhor. Stela contou histórias como a da “A menina dos feijões suculentos”, que mostra como a alimentação reúne pessoas e reforça os laços, mostrando que através da união podemos fazer uma alimentação rica e desfrutar de momentos de alegria e bem estar. Em seguida, foi aberto um espaço em que os participantes compartilhassem memórias que os alimentos remetiam em suas vidas.

Após o intervalo, divididos em grupos, os participantes discutiram os temas que serão abordados em todos os encontros deste semestre entre eles o Ano Internacional das Leguminosas (FAO/ONU); informações sobre a produção e o consumo de carne; liderança de equipes; e experiências em Alimentação Escolar. Os participantes receberam materiais que provocavam a discussão e reflexão sobre o impacto de cada um dos temas no programa de alimentação escolar.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.641