Notícias
EMEI Jardim Keralux e USP-Leste trabalham juntas em projeto de atividade física
Atividade visa trabalhar não só a parte motora como também a confiança entre crianças e professores.
Publicado em: 04/10/2016 14h53 | Atualizado em: 30/11/2020A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Keralux vem trabalhando em parceria com o curso de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP) campus Leste, um projeto de atividade física visando não só o desenvolvimento da coordenação motora, mas também a afetividade e confiança entre as crianças e os professores.
Essa parceria existe desde 2010, e de acordo com o professor da USP-Leste, Alessandro Ré, que leciona a disciplina “Programa de Atividade Física Na Infância”, vêm se fortalecendo ao longo dos anos fazendo um excelente trabalho tanto com os seus alunos, os quais tem uma experiência prática de aula, quanto com as crianças da EMEI Jardim Keralux.
“Costumo dizer para os alunos que a atividade física é uma ferramenta de integração social, de qualidade de vida, e não só fazer a atividade física como fim de si mesma”, explicou o Alessandro Ré.
O trabalho da parte motora é importante, porém para o professor Alessandro é tão importante quanto, a criança adquirir uma relação de confiança com os professores adultos, bem como começar a criar uma visão de que elas estão dentro da universidade, e que têm condição de estudar e progredir.
Logo no início do projeto há uma reunião entre os responsáveis por este e a escola para pontuar e explicar como tudo será executado, em seguida é feita uma avaliação motora das crianças a fim de apontar qual o tipo de exercício que elas precisam focar mais, com essas informações eles partem para o planejamento das aulas.
Os professores do Jardim Keralux vão com as crianças até o campus da USP-Leste, lá são divididas em grupos e fazem rodízio entre as atividades, que vão desde jogos com bolas e cordas até exercícios de salto e equilíbrio. Em dias de chuva e frio, o pessoal da USP é quem vai ao encontro deles e adapta as atividades com o que a escola proporciona.
O corpo docente do EMEI nota que nos dias das aulas a frequência dos alunos é consideravelmente maior, e as crianças aproveitam e esperam ansiosas pelas atividades, “essa proposta é muito importante também porque as crianças, em sua maioria, não têm espaço em casa para brincar e praticar exercícios e aqui com esse projeto elas se sentem livres para isso”, declarou a professora Elizete Chaves Bento.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Mês do Chocolate: Oficinas gratuitas do Programa Cozinha Escola chegam aos CEUs da capital paulista
Secretaria Municipal de Educação
Programa Imprensa Jovem é experiência inspiradora de Educação Integral selecionada pelo MEC
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais convidam famílias para um momento de diálogo e parceria pela aprendizagem dos estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Boletim Pedagógico do 3º Bimestre chega para apoiar planejamento pedagógico das escolas
Diretoria Regional de Educação Butantã
3º Prêmio Lego Braille Bricks recebe inscrições de educadores com projetos escolares inclusivos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Piquenique no Parque Jacuí reúne crianças e famílias em dia de aprendizado e afeto
Relacionadas

Encontro 500 dos CEUs
Publicado em: 30/11/2016 4h31 - em CEU e COCEU

Projeto “Mediadores de Leitura” leva poesia para as ruas de São Paulo
Publicado em: 30/11/2016 2h57 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

DRE Guaianases realiza III Jornada de Educação e Cultura
Publicado em: 30/11/2016 2h52 - em CEU e COCEU

CEU Inácio Monteiro recebe espetáculo de dança “Animatrix”
Publicado em: 30/11/2016 2h44 - em CEU e COCEU

Lançamento da Etapa Municipal da 3ª Conferência Nacional de Educação
Publicado em: 29/11/2016 4h59 - em Diretoria Regional de Educação Butantã