Notícias
EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias
Unidade localizada em Heliópolis promove vivências diárias que reforçam a importância dos contextos literários na Educação Infantil
Publicado em: 25/04/2025 12h21 | Atualizado em: 25/04/2025
O contato com a literatura é um momento acolhedor e repleto de memórias afetivas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cidade do Sol, localizada em Heliópolis, zona sul da capital paulista, através do Projeto Formando Leitores que promove vivências diárias com as crianças para ampliar o repertório cultural e incentivar o desenvolvimento do comportamento leitor desde a primeira infância. A unidade atende diariamente mais de 440 crianças e o projeto mobiliza toda a comunidade escolar.
A iniciativa surgiu a partir das formações e momentos de estudos sobre a importância de incluir os contextos literários na Educação Infantil e então as educadoras estruturam propostas que envolvessem toda a comunidade escolar e os familiares. A primeira iniciativa foi a “Biblioteca Circulante” em que as crianças levam para casa livros de sua escolha para ler junto com as famílias. No “Dia da Família na Escola” a unidade promoveu um momento em que as crianças e as famílias personalizaram juntos a sacola que as crianças utilizam para levar as obras.
“As crianças levam o livro e depois voltam sempre carregando a sacolinha ali personalizada que é deles, e representa a família deles, então isso tornou o momento mais único e importante, se fosse uma pasta qualquer ou uma sacola igual para todo mundo não ia ter o mesmo significado”, enfatizou a Coordenadora da unidade, Mariana Maia. Depois as crianças também são convidados a compartilhar com a turma como foi a experiência com a leitura e com quem compartilharam esse momento.
Outra proposta do projeto é a “Leitura Simultânea” em que as crianças terão a oportunidade de escolher as histórias que querem ouvir e serão contadas em diversos espaços que serão preparados de forma atrativa. Cada professora vai colar um cartaz com a história e os pequenos vão colocar o nome no livro que preferirem. “A gente aproveita e já trabalha a proposta de linguagem escrita. Cada um vai usar uma estratégia para promover uma forma deles terem vez e escolherem qual história eles vão participar”, destacou Mariana.
As propostas de leitura também acontecem diariamente na unidade por meio da contação de histórias, além da organização dos espaços com livros e gibis em locais acessíveis para manuseio das crianças de forma livre e aconchegante.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Projeto ambiental do CEI Cantinho da Tia Isaura é único finalista brasileiro em conferência internacional
Secretaria Municipal de Educação
Aproveite a oportunidade: estão abertas as inscrições para a Nova EJA e a EJA Profissionalizante nos polos dos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Formação das Mães Guardiãs da Alimentação Escolar tem parceria com a UMAPAZ e visita ao Planetário do Parque do Carmo
Secretaria Municipal de Educação
SME promove ciclo de formações sobre matemática com os formadores das Diretorias Regionais de Educação
Diretoria Regional de Educação Butantã
Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens
Diretoria Regional de Educação Penha
Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Relacionadas

Um dia especial para a comunidade no Pinheirinho d´Água
Publicado em: 27/10/2015 3h11 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Projeto Mediação de Conflitos na EMEF Renato Antonio Checchia
Publicado em: 27/10/2015 2h40 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

SME publica a Portaria de Organização das Unidades pra 2016
Publicado em: 27/10/2015 12h09 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CEUs apresentam peças da X Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo
Publicado em: 27/10/2015 12h07 - em CEU e COCEU

Avaliação para Aprendizagem
Publicado em: 27/10/2015 11h30 - em Avaliação