Um dia especial para a comunidade no Pinheirinho d´Água

Parque Municipal na região do Jaraguá teve diversas atividades com a participação de alunos de escolas no entorno

Publicado em: 27/10/2015 15h11 | Atualizado em: 30/11/2020

pinheirinho_740_x_430.jpg

Por Débora Menezes, formadora do Programa Nas Ondas do Rádio. Fotos das equipes de Imprensa Jovem Voz do Kaufmann e Mix Leonel

Teatro de fantoches, judô, música, oficina de compostagem, fotografia e até degustação de receitas com alimentos reaproveitados. Foi agitado o Dia da Família no Parque Pinheirinho d´Água, realizado no sábado, 24 de outubro, e organizado pela Diretoria Regional de Educação (DRE) de Pirituba com escolas da região do Parque Panamericano, City Jaraguá e Jardim Rincão. A cobertura do evento foi feita pelas equipes de Imprensa Jovem das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Leonel Franca (Mix Leonel) e EMEF Dr. José Kaufmann (Voz do Kauffman), que também participaram de uma atividade de produção fotográfica com uma formadora do programa Nas Ondas do Rádio, Débora Menezes.

O Pinheirinho d´Água é um espaço especial para as escolas locais. Ele é fruto de um processo de mobilização pela comunidade local para a criação de um parque na área de 250.306 metros quadrados, com a participação intensa de escolas do entorno e de pesquisadores das faculdades de Educação e de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo).

Inaugurado em 2009, o Pinheirinho é resultado da proposta de projeto de “parque educador” realizada junto a 24 escolas da DRE Pirituba. Muitas delas elaboraram propostas de TCA (Trabalho Colaborativo de Autoria) tendo o parque como tema. Para o Diretor Regional da DRE Pirituba, Marcos Manoel dos Santos, “o Pinheirinho tem tudo para ser uma extensão do espaço escolar”. A expectativa agora é a de que a região do parque ganhe um CEU – a iniciativa consta no planejamento dos Territórios CEUs, que vão integrar as novas unidades aos equipamentos públicos existentes no entorno.

As escolas que participam do projeto do parque educador reúnem-se mensalmente para debater atividades e refletir sobre a mobilização por melhorias no parque. A estrutura do mesmo ainda não foi finalizada, e as escolas se unem para propor ações, como ocorre com as EMEFs Kauffmann, Leonel Franca e ainda a Antonio Rodrigues. As três unidades de ensino estão desenvolvendo um TCA cujo objetivo é propor sinalização para o parque e entorno. Realizaram pesquisas sobre o tema, um abaixo-assinado para mobilizar moradores da região e apresentaram, nesta semana, um projeto de sinalização para a Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Além disso, estas e outras escolas devem participar de uma formação em Educação Ambiental promovida pela DRE-Pirituba e Instituto Macuco, ONG responsável pela implantação de um polo de Educação Ambiental neste parque e em outro na região da Mooca.

O programa Nas Ondas do Rádio é parceiro no projeto do parque educador. Além da intervenção fotográfica no Dia da Família, foram realizadas atividades em outras ocasiões. A formadora Paola Prandini realizou, em 2014, uma formação sobre blog, que resultou no Blog do Pinheirinho d´água, que contém informações sobre o projeto e sobre o parque. Em 2015, a formadora Silene Lourenço realizou o curso de gestão de projetos educomunicativos na EMEF Padre Leonel Franca. Para 2015, espera-se também a realização do curso Educomunicação Socioambiental, junto a professores das escolas participantes do projeto, cujo conteúdo pode contribuir para ampliar a mobilização pelo parque como uma área verde necessária para manter a qualidade de vida dos moradores locais.

O Parque Pinheirinho d´Água fica na Estrada de Taipas, s/n, e abre diariamente das 9h às 18h. A cobertura fotográfica completa do Dia da Família no Parque Pinheirinho d´Água será publicada, aos poucos, no Blog do Pinheirinho.

Clique aqui e veja um vídeo com algumas fotos realizadas pela equipe de Imprensa Jovem Mix Leonel.

Saiba mais:

Facebook Mix Leonel (EMEF Padre Leonel Franca)

Facebook Voz do Kauffman (EMEF Dr. José Kaufmann)

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar