Notícias

Um dia especial para a comunidade no Pinheirinho d´Água

Parque Municipal na região do Jaraguá teve diversas atividades com a participação de alunos de escolas no entorno

Publicado em: 27/10/2015 15h11 | Atualizado em: 30/11/2020

pinheirinho_740_x_430.jpg

Por Débora Menezes, formadora do Programa Nas Ondas do Rádio. Fotos das equipes de Imprensa Jovem Voz do Kaufmann e Mix Leonel

Teatro de fantoches, judô, música, oficina de compostagem, fotografia e até degustação de receitas com alimentos reaproveitados. Foi agitado o Dia da Família no Parque Pinheirinho d´Água, realizado no sábado, 24 de outubro, e organizado pela Diretoria Regional de Educação (DRE) de Pirituba com escolas da região do Parque Panamericano, City Jaraguá e Jardim Rincão. A cobertura do evento foi feita pelas equipes de Imprensa Jovem das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Leonel Franca (Mix Leonel) e EMEF Dr. José Kaufmann (Voz do Kauffman), que também participaram de uma atividade de produção fotográfica com uma formadora do programa Nas Ondas do Rádio, Débora Menezes.

O Pinheirinho d´Água é um espaço especial para as escolas locais. Ele é fruto de um processo de mobilização pela comunidade local para a criação de um parque na área de 250.306 metros quadrados, com a participação intensa de escolas do entorno e de pesquisadores das faculdades de Educação e de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo).

Inaugurado em 2009, o Pinheirinho é resultado da proposta de projeto de “parque educador” realizada junto a 24 escolas da DRE Pirituba. Muitas delas elaboraram propostas de TCA (Trabalho Colaborativo de Autoria) tendo o parque como tema. Para o Diretor Regional da DRE Pirituba, Marcos Manoel dos Santos, “o Pinheirinho tem tudo para ser uma extensão do espaço escolar”. A expectativa agora é a de que a região do parque ganhe um CEU – a iniciativa consta no planejamento dos Territórios CEUs, que vão integrar as novas unidades aos equipamentos públicos existentes no entorno.

As escolas que participam do projeto do parque educador reúnem-se mensalmente para debater atividades e refletir sobre a mobilização por melhorias no parque. A estrutura do mesmo ainda não foi finalizada, e as escolas se unem para propor ações, como ocorre com as EMEFs Kauffmann, Leonel Franca e ainda a Antonio Rodrigues. As três unidades de ensino estão desenvolvendo um TCA cujo objetivo é propor sinalização para o parque e entorno. Realizaram pesquisas sobre o tema, um abaixo-assinado para mobilizar moradores da região e apresentaram, nesta semana, um projeto de sinalização para a Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Além disso, estas e outras escolas devem participar de uma formação em Educação Ambiental promovida pela DRE-Pirituba e Instituto Macuco, ONG responsável pela implantação de um polo de Educação Ambiental neste parque e em outro na região da Mooca.

O programa Nas Ondas do Rádio é parceiro no projeto do parque educador. Além da intervenção fotográfica no Dia da Família, foram realizadas atividades em outras ocasiões. A formadora Paola Prandini realizou, em 2014, uma formação sobre blog, que resultou no Blog do Pinheirinho d´água, que contém informações sobre o projeto e sobre o parque. Em 2015, a formadora Silene Lourenço realizou o curso de gestão de projetos educomunicativos na EMEF Padre Leonel Franca. Para 2015, espera-se também a realização do curso Educomunicação Socioambiental, junto a professores das escolas participantes do projeto, cujo conteúdo pode contribuir para ampliar a mobilização pelo parque como uma área verde necessária para manter a qualidade de vida dos moradores locais.

O Parque Pinheirinho d´Água fica na Estrada de Taipas, s/n, e abre diariamente das 9h às 18h. A cobertura fotográfica completa do Dia da Família no Parque Pinheirinho d´Água será publicada, aos poucos, no Blog do Pinheirinho.

Clique aqui e veja um vídeo com algumas fotos realizadas pela equipe de Imprensa Jovem Mix Leonel.

Saiba mais:

Facebook Mix Leonel (EMEF Padre Leonel Franca)

Facebook Voz do Kauffman (EMEF Dr. José Kaufmann)

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Naapa
Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

Publicado em: 29/09/2022 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

CACS FUNDEB - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

SME abre inscrições para compor conselho que vai fiscalizar uso da verba do Fundeb

Publicado em: 28/09/2022 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.284