Notícias

EMEF Professora Amélia Rodrigues de Oliveira publica 1ª edição do Jornal da Amélia

A Coordenadora Pedagógoca Tainã Brasil foi a precursora deste projeto que abordou os passeios, projetos executados, reuniões pedagógicas, atividades e até dicas literárias

Publicado em: 22/05/2024 14h46 | Atualizado em: 22/05/2024
Capa Jornal Da Amélia

Capa da 1a edição do Jornal da Amélia, periódico da EMEF Professora Amélia Rodrigues de Oliveira.

 

“A história tem que ser registrada, porque, senão, ela é esquecida”, afirmou Tainã Brasil, Coordenadora Pedagógica (CP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Amélia Rodrigues de Oliveira e precursora do Jornal da Amélia. O periódico que será divulgado bimestralmente e que teve sua 1ª edição digital publicada recentemente, abordou sobre os passeios, projetos executados, reuniões pedagógicas, dicas literárias e atividades realizadas pela Unidade Educacional. Clique AQUI para acessar o jornal.

A proposta está atrelada diretamente à ação da Secretaria Municipal de Educação (SME) para as escolas, cujo tema deste ano é “São Paulo: Cidade Leitora”, que pretende incentivar a leitura e literatura para toda a comunidade educacional. Desse modo, além de ter sido criado para dar visibilidade aos projetos da escola, o Jornal da Amélia também estimula o “espírito leitor” de seus estudantes. “A gente pretende usar a escrita literária do jornal para levar a literatura a eles”, disse a CP.

Idealizadora do projeto, Tainã Brasil foi a responsável por selecionar as pautas, escrever as matérias e diagramar a estética da publicação digital. No entanto, ela ressaltou a importância da comunidade escolar para a realização da proposta, afirmando que foi um trabalho em equipe. “Fazer a diagramação não é fácil, mas isso só aconteceu por causa das atividades dos professores e da colaboração dos estudantes. Querendo ou não, foi um trabalho em equipe, eu só dei o pontapé inicial”, destacou. 

A fim de dar o protagonismo das ações aos estudantes, a Coordenadora ressaltou a importância pedagógica deste projeto para a formação acadêmica – e cidadã – dos estudantes. “A escola é o ponto cultural da comunidade, então os estudantes têm que ser pertencentes ao território em que ela está inserida. Quando eles entendem que são responsáveis por aquilo, a escola se torna um espaço a ser cuidado por eles”.

A Coordenadora comentou que tanto os professores quanto os estudantes tiveram uma ótima reação. A partir da 2ª edição, o Jornal da Amélia contará com a colaboração da Imprensa Jovem da escola, das famílias, do Grêmio Estudantil, das Professoras de Sala de Leitura (POSLs) e também da diretora. “O projeto nasceu como meu, mas depois da aceitação dos estudantes, das família e dos professores, ele se tornou nosso”, finalizou.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia do dia da fundação da AEL Sérgio Vaz mostra três estudantes com a mão direita levantada usando as capas douradas da AEL.

Academia Estudantil de Letras comemora 18 anos

Publicado em: 22/05/2023 9h00 - em Academia Estudantil de Letras

Fotografia crianças segurando plaquinhas com seus próprios nomes, elas estão sorrindo para a foto. Pode-se ver plaquinhas com os nomes “Davi Vinicius” e “Pedro Lucas”

‘Lições do Afeto’ da EMEI Ministro Bilac Pinto fortalece vínculo entre famílias e escola

Publicado em: 22/05/2023 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças posando para a foto com seus títulos de eleitores em mãos.

Secretaria Municipal de Educação parabeniza Grêmios Estudantis eleitos nas EMEFs

Publicado em: 19/05/2023 6h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Cinco estudantes com camiseta laranja do Projeto Imprensa Jovem posam para fotografia, a estudante que está ao centro segura um microfone.

Curso Imprensa Jovem oferece 500 vagas para professores da Rede Municipal

Publicado em: 19/05/2023 2h22 - em Educomunicação

Crianças estão em área verde de costas para a foto.

Crianças observam e catalogam passarinhos no CEU Aricanduva

Publicado em: 19/05/2023 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 153 154 155 156 157 1.498