Notícias

EMEF Gonzaguinha realiza caminhada em parceria com unidades da região

Ensino Fundamental e EJA se mobilizaram em ações para reivindicar seus direitos; CEI e EMEI vizinhos participam em conjunto

Publicado em: 04/06/2024 16h43 | Atualizado em: 04/06/2024
Fotografia de estudantes com cartazes nas mãos, bandeirinhas com a palavra paz. Alguns usam máscaras de proteção individual.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior – Gonzaguinha, da DRE Ipiranga, está promovendo ações que envolvem caminhadas pelo bairro, com o objetivo de ensinar os estudantes sobre reivindicação de direitos. Nesta quinta-feira (6), os estudantes do Ensino Fundamental I vão às ruas, em conjunto com o CEI Margarida Maria Alves e a EMEI Otávio José da Silva Júnior, que são vizinhas à EMEF.

Esta ação, chamada de “Caminhadinha”, foi inspirada na Caminhada Pela Paz, que é tradicional no bairro Heliópolis, onde as Unidades Educacionais estão localizadas. Nela, todos os moradores são convidados a ir às ruas, a ação atrai pessoas de todos os cantos.  Os estudantes do Ensino Fundamental II da EMEF Gonzaguinha, assim como a fanfarra da escola, também irão participar nesta sexta-feira (7).

Na Caminhadinha, as crianças vão para a rua reivindicar o direito de brincar, ela contará com diversas alas temáticas, como a dos super-heróis e a dos girassóis. Os estudantes também fizeram cartazes, fantasias e gritos de guerra. A EMEF utiliza constantemente o parque do CEI, que é vizinho, o desejo das gestões é abrir um portão unindo as duas unidades. Com isso, foi feito um portão simbólico, por onde as crianças passaram durante a caminhada.

“Temos um Projeto Político Pedagógico que prima pelo protagonismo infantil em todas as etapas. Desde de pequenos ensinar eles a lutarem pelo que eles querem é exercitar o protagonismo infantil. Então indo para a rua reivindicar os seus direitos desde pequenos, eles aprendem isso”, disse Iraíde Ribeiro, coordenadora pedagógica da EMEF Gonzaguinha.

Os educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF também realizarão uma caminhada. Esta acontece na quarta-feira (5) e eles reivindicarão o direito à EJA. “Os adultos vão caminhar pelo direito a EJA, nós temos várias ações e atos pela EJA”, contou Iraíde. Todas as caminhadas serão lideradas pela fanfarra composta por estudantes da EMEF, que vão na frente tocando os gritos de guerra.

As caminhadas visam conscientizar a comunidade sobre a importância dos direitos das crianças, dos jovens e adultos em processo de educação, além da promoção da paz. A comunidade é convidada a participar e apoiar a ação.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.460