Notícias

EMEF do CEU Vila do Sol recebe a doação de cem tablets

Ação beneficiará mais de 1600 crianças, jovens e adultos que estudam na unidade

Publicado em: 01/08/2017 18h00 | Atualizado em: 30/11/2020

EMEF_CEU_Vila_Sol_recebe_doacao_cem_tablets_740_x_430.jpg

Nesta terça, 1º de agosto, professores e estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila do Sol, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, passarão a ter mais oportunidades de acesso às informações da internet e às tecnologias com o recebimento de cem tablets doados pela iniciativa privada. A ação beneficiará mais de 1600 crianças, jovens e adultos que estudam na unidade.

A entrega oficial dos aparelhos aconteceu no teatro do CEU Vila do Sol e contou com a presença dos estudantes do CEU e a participação do Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, do presidente da Multilaser, empresa de tecnologia que fez a doação, Renato Feder, além da Diretora da DRE Campo Limpo, Regina Bertucciolli, e do Gestor do CEU Vila do Sol, Fernando Borges Mesquita.

Na ocasião, houve também a apresentação de projetos desenvolvidos no CEU Casa Blanca que envolvem o uso de tablets. As alunas Maria Eduarda e Nataly, juntamente com a professora Lucilene Varandas, falaram sobre as diversas ações realizadas pelo projeto Imprensa Jovem na unidade em que atuam e também abordaram os aplicativos que são utilizados em tablets para o trabalho com crianças com deficiência.

Ao final, o Secretário Alexandre Schneider e Renato Feder visitaram o laboratório de informática da EMEF do CEU Vila do Sol e participaram de uma coletiva de imprensa com estudantes da Imprensa Jovem.

EMEF_CEU_Vila_Sol_recebe_doacao_cem_tablets_2_740_x_430.jpg

Sobre o uso da tecnologia na CEU EMEF Vila do Sol – localizada no bairro Jardim Ângela, no extremo sul da capital paulista, em uma área de manancial, a escola já usa os recursos tecnológicos que possui para incentivar trabalhos interdisciplinares nas aulas dos cerca de 80 professores que atuam na escola. A escola do CEU, assim como todas as EMEFs do município, oferece aulas de Tecnologias para Aprendizagem no laboratório de informática para todos os alunos atendidos. Na CEU EMEF Vila do Sol são três turnos de atendimento e as turmas vão do Ensino Fundamental até a última etapa da Educação de Jovens e Adultos. Além dos recursos tecnológicos do laboratório de informática, a escola possui doze salas com kit multimídia instalado, onde é possível projetar vídeos e imagens para enriquecer as aulas.

A diretora da escola, Hevelin Louize Macedo Silva, conta que durante a produção do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA), os alunos que cursam o 9º ano têm a possibilidade de pesquisar e produzir todo o conteúdo para a apresentação final utilizando os recursos do laboratório de informática. Para ela, os tablets trarão mais mobilidade aos professores e um novo universo de conteúdos para todos os estudantes. “Será sensacional! Teremos três conjuntos de aparelhos com cerca de 30 peças e isso vai proporcionar que três turmas possam, simultaneamente, utilizar a internet fora da sala de informática”, comemora Hevelin.

Um dos três professores responsáveis pelo trabalho no laboratório de informática, Ed Carlos da Silva vê a chegada dos novos tablets como uma medida que vai “ampliar o espaço de pesquisa e de construção do trabalho pedagógico”. Já para o professor do 4º ano do Ensino Fundamental, Vagner de Oliveira, os tablets vão contribuir para uma maior inserção da tecnologia na vida das crianças. “Eles vão se sentir mais autônomos para utilizarem os recursos digitais dentro e fora da escola”, diz Vagner.

A professora de Língua Portuguesa, Edvania Bernardino, trabalha na EMEF há oito anos e considera que a chegada dos novos tablets dinamizará ainda mais as aulas. “É importante que a gente mostre aos estudantes que os aparelhos tecnológicos possuem funcionalidades que vão além das redes sociais e jogos”, observa Edvania.

Breno Rosa tem 11 anos, cursa o 6º ano e é um dos estudantes que participam da equipe de Imprensa Jovem da EMEF. Ele se considera um apaixonado por tecnologia e acredita que a chegada dos tablets vai fazer com que exista mais trabalho de colaboração entre os alunos.

Galeria de Imagens – Clique aqui e acesse a galeria de imagens

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.212