Notícias
EMEF Almirante Sylvio Heck promove caminhada em comemoração do Dia Mundial da Alimentação
Pais, estudantes, educadores e equipe gestora participaram de caminhada em prol da alimentação saudável
Publicado em: 30/10/2018 18h39 | Atualizado em: 30/11/2020
Na terça-feira, 16 de outubro, data em que se comemora o “Dia Mundial da Alimentação”, aconteceu a “1ª caminhada com os alimentos superpoderosos”, iniciativa promovida pela Escola Municipal de Ensino Municipal (EMEF) Almirante Sylvio Heck, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro.
A caminhada nas ruas do entorno da Unidade Escolar teve o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de uma alimentação saudável e colocar em prática os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o projeto “Meus alimentos numa perspectiva da alfabetização e letramento”.
A ação foi promovida por meio de uma parceria entre as professoras Daniela Costa e Paula Ferreira, o nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (SME), Vitor Nascimento, e a equipe gestora da Unidade. Além dos desenvolvedores da ação, também participaram do percurso familiares de estudantes, estudantes envolvidos no projeto “Meus alimentos numa perspectiva da alfabetização e letramento” e a estagiária de nutrição da DRE Santo Amaro, Bruna Fernandes.
Sobre o projeto – Iniciado no mês de março, o projeto “Meus alimentos numa perspectiva da alfabetização e letramento” trabalhou o tema da alimentação com os estudantes dos 1º aos 5º anos por meio de reportagens sobre a fome no Brasil e do curta-metragem “Ilha das Flores”. Os participantes puderam refletir sobre o percurso dos alimentos desde a sua produção até o consumo e discutir sobre a importância da alimentação saudável, os benefícios de cozinhar em família e de evitar alimentos industrializados, entre outros temas.
No mês de outubro, os estudantes confeccionaram cartazes, criaram um grito de guerra e elaboraram uma lista com os “10 mandamentos da boa alimentação”. O material foi utilizado durante a caminhada realizada no dia 16.

“Sabemos que a aprendizagem se torna significativa quando os alunos são protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, nada melhor que eles mesmos compartilhem suas aprendizagens com a comunidade escolar”, afirmam as professora Daniela V. Costa e Paula Ferreira
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME inicia formação de 2026 de novas embaixadoras da Rede Amigos do Peito
Secretaria Municipal de Educação
Esgrima abre caminhos e revela talentos no CEU Paraisópolis
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda
Secretaria Municipal de Educação
Incentivo à leitura: escolas recebem mangás, histórias em quadrinhos e outros formatos literários
Secretaria Municipal de Educação
São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras
Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais se destacam em olimpíada financeira com participação expressiva e conquistas de medalhas
Relacionadas
SME inicia formação de 2026 de novas embaixadoras da Rede Amigos do Peito
Publicado em: 10/04/2026 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação
Esgrima abre caminhos e revela talentos no CEU Paraisópolis
Publicado em: 10/04/2026 11h18 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda
Publicado em: 10/04/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Incentivo à leitura: escolas recebem mangás, histórias em quadrinhos e outros formatos literários
Publicado em: 09/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras
Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação