Notícias

Educação terá notebooks em todas as escolas municipais no próximo ano letivo

Ao todo, 16,8 mil computadores serão distribuídos para os novos Laboratórios de Educação Digital

Publicado em: 27/12/2017 14h08 | Atualizado em: 04/05/2021
laptop_740_x_430.jpg

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo acaba de adquirir 16.830 notebooks para uso nas escolas da rede municipal já no início do próximo semestre. Os novos equipamentos fazem parte dos novos Laboratórios de Educação Digital (LEDs), que começam a ser implantados no próximo ano.

Todas as 561 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Médio (EMEFEM) e Bilíngues (EMEBs) receberão 30 computadores. Os equipamentos serão usadas nos LEDs para as aulas de Tecnologia do recém-lançado Currículo da Cidade, que já chega às salas de aula no início do ano letivo de 2018. Para isso, também serão entregues kits de robótica nas escolas.

As escolas receberão também computadores destinados a modernizar a estrutura administrativa das unidades. O investimento total para a compra dos notebooks é de R$ 40 milhões e inclui instalação, configuração e garantia.

Novo currículo

O novo Currículo da Cidade é o primeiro do país que traz aulas de programação e letramento digital a partir do 1º ano do Ensino Fundamental, englobando temas como ética nas redes e cultura maker.

O currículo chega à rede com material de apoio para as aulas e formação dos professores, inclusive dos cerca de 800 professores orientadores de informática educativa (POIEs), que atuam nas escolas municipais.

LED piloto inaugurado

A Secretaria vai implantar em todas as EMEFs os Laboratórios de Educação Digital (LEDs), orientados para o trabalho colaborativo, incluindo Robótica, Linguagem de Programação e Cultura Maker. O primeiro LED foi inaugurado em novembro no CEU Pêra Marmelo. A partir do piloto, será desenvolvido projeto para levar aos LEDs de todas as escolas de Ensino Fundamental. A compra dos notebooks já faz parte desta implantação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.641