Notícias

DRE Guaianases realiza “Seminário Agosto Indígena 2017”

Evento é reflexo do trabalho desenvolvido nas Unidades Educacionais e tem como objetivo dar mais visibilidade à cultura indígena

Publicado em: 29/08/2017 17h18 | Atualizado em: 30/11/2020
DRE_Guaianases_realiza_Seminario_Agosto_Indigena_2017_740_x_430.jpg

Nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo tem se dedicado ao desenvolvimento de eventos que promovam discussões nas escolas sobre o trabalho com as relações étnico-raciais. Essas reflexões vêm se traduzindo em eventos promovidos pela Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, envolvendo professores e gestores da rede.

Dessa maneira, no dia 18 de agosto, no teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro, ocorreu o “Seminário Agosto Indígena 2017”, que teve como participantes Professores, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor de Escola, Diretores de Escola e Estagiários do Programa Parceiros da Aprendizagem.

No início do evento, os presentes foram acolhidos com uma apresentação cultural coordenada por Avani Fulni-ô, presidente do Conselho Municipal dos Povos Indígenas da Cidade de São Paulo, acompanhada de sua filha, Flavia Fulni-ô e seu neto, Adrian Fulni-ô. Em seguida, foi realizada a palestra: “Relações Étnico-raciais na Escola: A Questão Indígena”, ministrada pelo Prof. Dr. Christian Fernando dos Santos Moura, Historiador, Doutor em Teatro pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campos do Jordão e pesquisador Associado do Centro de Estudos Africanos (UFMG). Na sequência, Avani Fulni-ô contou sobre suas experiências como indígena no contexto urbano e, em seguida, houve uma mesa composta pelos palestrantes e mediada por Rosângela Ferreira de Souza Queiroz, responsável pelo Núcleo Étnico-racial da DIPED Guaianases. Neste momento, o microfone foi aberto ao público para perguntas e considerações.

O encerramento do Seminário foi realizado na área externa do teatro, onde aconteceu uma Oficina de Artesanato Indígena. Objetos pertencentes à cultura indígena foram exibidos ao público, que pôde apreciar um pouco das produções dos Fulni-ôs.

Para a Diretora da DIPED, Ester Marques de Paula Dionísio, “este seminário representa avanços no que diz respeito às discussões realizadas no campo das relações étnico-raciais, tendo em vista que são muitos os desafios para que a História e a Cultura Indígena sejam efetivamente incluídas na vivência cultural da cidade, nos currículos escolares e nas ações culturais oferecidas a crianças, adolescentes, jovens e adultos da cidade de São Paulo. Dessa forma, eventos dessa natureza promovem debates e reflexões, com vistas a evidenciar o protagonismo indígena nos mais diversos campos de atuação histórica, social, cultural e política”.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Seminário

Clique aqui para ver registros das atividades desenvolvidas nas Unidades Educacionais

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.212