Notícias

DRE Guaianases promove “Seminário do Ciclo Autoral: Caminhos para a Autoria e Protagonismo”

Ação teve como objetivo ampliar o repertório cultural dos estudantes do 7º ao 9º ano

Publicado em: 31/08/2017 16h01 | Atualizado em: 30/11/2020

seminario_protagonismo_dreg_740_x_430.jpg

No dia 21 de agosto, no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases promoveu o “Seminário do Ciclo Autoral”, organizado pela Divisão Pedagógica (DIPED). O evento contou com a participação de alunos e professores do Ciclo Autoral.

A ação partiu da necessidade de promover a interação entre educandos do 7º ao 9º ano, etapa em que eles produzem os Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCAs) com base nos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. Os TCAs são desenvolvidos a partir de projetos curriculares comprometidos com a intervenção social e com a formação de cidadãos mais críticos, participativos e autônomos.

O evento aconteceu nos períodos da manhã e da tarde. No início, houve o credenciamento e a recepção dos participantes. A abertura do Seminário foi feita com uma apresentação de alunos da oficina de dança do CEU Jambeiro.

Em seguida, foram exibidos vídeos relatando o andamento das discussões sobre os TCAs nas escolas. Alunos e professores mostraram o que está sendo construído e quais são os temas mais discutidos.

Logo depois, a Profª Camila Fernandes C. Vavassore trouxe ao palco o grupo de dança da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Madre Joana Angélica de Jesus, que fez uma apresentação de “Carimbó”.

Posteriormente, alunos e professores da EMEF João Ribeiro de Barros, EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello e EMEF Antonio Pereira Ignácio apresentaram relatos de prática sobre os TCAs, que envolvem discussões sobre temas como: gênero, violência doméstica, diferenças étnico-raciais, doenças terminais e práticas esportivas.

Após as apresentações, o microfone foi aberto ao público para perguntas e considerações.

Para o encerramento, o Seminário contou com a participação do poeta Rodrigo Ciríaco, formado em História pela Universidade de São Paulo (USP), educador, escritor e idealizador do projeto “Literatura (é) Possível”, que desde 2006 desenvolve ações de incentivo à leitura, produção escrita e difusão literária em escolas públicas.

O poeta contou sobre sua vivência e envolvimento com alunos na educação pública, que são inspirações para suas obras. Em diversos momentos, Ciríaco fez questão de destacar a importância do protagonismo e da participação ativa dos estudantes no ambiente escolar.

Clique aqui para ver o álbum de fotos no Flickr da DRE Guaianases.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo azul onde se lê PDDE Educação Conectada

Adesão de escolas ao Programa de Inovação Conectada deve ser feita até o dia 1º de novembro

Publicado em: 27/10/2023 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

composição com 3 fotos antigas do primeiro parque Infantil de São Paulo

Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é comemorado nesta sexta-feira

Publicado em: 27/10/2023 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes estão de pé em fila, eles usam coletes feitos em tnt na cor roxa. O menino da frente segura uma bandeira roxa.

EMEF Profa. Wanny Salgado Rocha promove X Gincana Esportiva com temática dos povos indígenas

Publicado em: 26/10/2023 2h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Professores ao redor de uma mesa com objetos de tecnologia.

SME oferece 90 vagas para curso sobre ciências e tecnologia na escola

Publicado em: 25/10/2023 3h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto mostra uma pessoa com as mãos em um teclado de notebook. Na tela estão informações sobre a Semana Mundial da Alfabetização Midiática da UNESCO.
1 103 104 105 106 107 1.498