Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é comemorado nesta sexta-feira

Para marcar a data SME compartilha vídeo da Coleção História Oral com história sobre os parques infantis da capital

Publicado em: 27/10/2023 12h48 | Atualizado em: 27/10/2023

composição com 3 fotos antigas do primeiro parque Infantil de São PauloPara celebrar o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, comemorado nesta sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Memorial da Educação Municipal (MEM), compartilha um vídeo da Coleção História Oral, de seu acervo audiovisual. A produção retrata o início da história dos parques infantis na Cidade por meio do depoimento de uma ex-aluna, Dona Iara Maria Rodrigues Celentano.

No vídeo, Dona Iara narra que foi uma das primeiras alunas a ser matriculada no Parque Infantil 8, na região do Tatuapé, descreve a importância das experiências vividas por vários anos e o quanto elas contribuíram para a sua formação pessoal.

Hoje, este espaço atende as crianças da EMEI Presidente Dutra. Prédio tombado por sua importância cultural pelo CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo pela Resolução 10/90.

Clique aqui e assista o relato da Dona Iara Maria

Clique aqui e  conheça outras histórias da coleção história oral

Sobre o Memorial da Educação Municipal – MEM

O MEM é responsável pela preservação dos testemunhos materiais da educação municipal, pela importância estética e educativa que as obras apresentam.

Os acervos históricos: tridimensional, fotográfico, audiovisual e de artes gráficas são coletados, adquiridos, acondicionados e preservados de forma a garantir a pesquisa, a investigação e a comunicação dos bens materiais da educação ao público interessado.

Clique aqui e conheça mais sobre o Memorial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo