Notícias

DRE Guaianases promove ações comemorativas do Setembro Azul

Atividades organizadas pelas equipes do CEFAI e da DIPED

Publicado em: 27/09/2018 12h54 | Atualizado em: 30/11/2020

DRE_guaianases_setembro_azul_740_x_430.jpg

As comemorações do “Setembro Azul” deste ano, promovidas pela Diretoria Regional de Educação Guaianases (DRE-G), tiveram início no dia 3 de setembro.

O IV Encontro em comemoração do Setembro Azul/DRE-G foi realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul. O evento teve entre seus objetivos o de promover a valorização e o reconhecimento da cultura surda, celebrar a regulamentação da Libras no Brasil, registrada na Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e no Decreto nº 5.626/2005, impulsionar a circulação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e valorizar as conquistas da comunidade surda local.

O público, formado por estudantes, professores, equipes gestoras, equipes de apoio, intérpretes e instrutores, supervisores, pais e responsáveis, foi acolhido no foyer e encaminhado ao auditório, onde Igor Fernando, membro da Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU), realizou uma apresentação musical.

Logo depois, a instrutora Viviane Aparecida Santos palestrou sobre o significado do Setembro Azul, seguida pela contação da história “O Fantasma Amarelo”, feita por Bruna Sousa e Soraya Tuqui.

Na sequência, aconteceram apresentações dos estudantes. O aluno Dhiogo Souza Macedo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antonio D’ávila, declamou um poema, seguido de uma apresentação musical da turma de 1º ano. Por fim, estudantes da EMEF Idêmia de Godoy realizaram um teatro musical.

Antes de iniciar a cerimônia de encerramento, Tatiana Milanez, membro do CEFAI e Onézio Cruz, da DICEU, apresentaram o personagem Vladi, um garoto surdo de 8 anos que deseja propagar a língua e mostrar que os surdos são capazes de exercer qualquer atividade. Ele foi criado pelo CEFAI em parceria com a DICEU da DRE-G para representar o projeto bilíngue.

Para encerrar, as equipes organizadoras, juntamente com a equipe de gestão, agradeceram a presença de todos e apresentaram um vídeo de homenagem a todas as crianças.


Próximas ações – Setembro Azul:


Data: 24/09/2018

Local:
EMEF Dias Gomes

Horário:
14h


Data:
26/09/2018

Local: CEFAI Guaianases

Horário: 13h30

Clique aqui para acessar o álbum de fotos do evento

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211