Notícias

DRE Butantã promove curso para discutir as relações étnico-raciais

Formação ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro.

Publicado em: 30/11/2017 17h28 | Atualizado em: 30/11/2020
DRE_butanta_curso_relacoes_etnico_raciais__740_x_430.jpg

Nos dias 24 e 25 de novembro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã realizou o “II Seminário Novembro Negro ‘Afrobrasilidade: Luta, Resistência e Reenraizamento’”, uma forma de explicitar e problematizar conceitos centrais à discussão das relações étnico-raciais em diálogo com o campo da Educação.

Na sexta-feira, 24, ocorreu a exibição do filme “Atlântico Negro: na rota dos orixás” e na sequência as falas de Nádia Souza, sacerdotisa de candomblé, historiadora e Auxiliar Técnico de Educação e do professor Ricardo Sales, umbandista, pesquisador da cultura africana e antropólogo. “É primordial que descolonizemos o currículo, que falemos do racismo e fortaleçamos nossas crianças negras”, disse Nádia, explicando que os educadores precisam estar preparados para lidar com situações que envolvam intolerância religiosa.

No sábado, 25, houve a apresentação do espetáculo teatral “Eu e Ela: Visita a Carolina Maria de Jesus” seguida de mesa cujo tema foi “Leituras Sociológicas em Carolina Maria de Jesus: Perspectiva social, política e literária”.

Durante todo o evento, foram abordados temas como a diáspora africana, religiosidade e suas influências na atualidade, feminismo negro e a psique negra e a psicologia como enfrentamento do racismo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Encontro Mães Guardiãs
Imagem com Logo da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matematica)

Escolas Municipais podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado em: 12/03/2025 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

Cursos gratuitos para Qualificação Profissional no CEU Jaçanã estão com inscrições abertas

Publicado em: 12/03/2025 1h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Duas meninas estão sentadas, cada uma segura um pote que está na mesa à frente delas.

Projeto do CEU Sapopemba estimula os estudantes a representarem livros em potes

Publicado em: 12/03/2025 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra estudantes em uma área verde, eles estão de mãos dadas em círculo. Os alunos são da EMEF Philó Gonçalves dos Santos e fazem parte do projeto
1 2 3 1.501