Notícias

DRE Butantã promove curso para discutir as relações étnico-raciais

Formação ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro.

Publicado em: 30/11/2017 17h28 | Atualizado em: 30/11/2020
DRE_butanta_curso_relacoes_etnico_raciais__740_x_430.jpg

Nos dias 24 e 25 de novembro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã realizou o “II Seminário Novembro Negro ‘Afrobrasilidade: Luta, Resistência e Reenraizamento’”, uma forma de explicitar e problematizar conceitos centrais à discussão das relações étnico-raciais em diálogo com o campo da Educação.

Na sexta-feira, 24, ocorreu a exibição do filme “Atlântico Negro: na rota dos orixás” e na sequência as falas de Nádia Souza, sacerdotisa de candomblé, historiadora e Auxiliar Técnico de Educação e do professor Ricardo Sales, umbandista, pesquisador da cultura africana e antropólogo. “É primordial que descolonizemos o currículo, que falemos do racismo e fortaleçamos nossas crianças negras”, disse Nádia, explicando que os educadores precisam estar preparados para lidar com situações que envolvam intolerância religiosa.

No sábado, 25, houve a apresentação do espetáculo teatral “Eu e Ela: Visita a Carolina Maria de Jesus” seguida de mesa cujo tema foi “Leituras Sociológicas em Carolina Maria de Jesus: Perspectiva social, política e literária”.

Durante todo o evento, foram abordados temas como a diáspora africana, religiosidade e suas influências na atualidade, feminismo negro e a psique negra e a psicologia como enfrentamento do racismo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do ginásio coberto e da piscina de um Centro Educacional Unificado (CEU).

Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita

Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.655