Notícias
Diversidade étnico-racial por um ensino de várias cores
Professores da EMEF Plínio Salgado participam de formação sobre a temática étnico-racial no Agosto Indígena
Publicado em: 04/09/2018 16h21 | Atualizado em: 30/11/2020Durante o mês de fevereiro de 2017, os profissionais da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Plínio Salgado, da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro (DRE CS), fizeram a seleção de livros a serem estudados durante o projeto “Diversidade étnico-racial por um ensino de várias cores.” Dentre estes livros, segundo as palavras da coordenadora pedagógica Miriam Mendes, os professores “se encantaram com Daniel Munduruku, com o exemplar ‘Coisas de Índio’”. “De forma didática e com linguagem proximal, o estudo inicial deste livro transformou a proposta de seminários e pesquisas do grupo de estudo em produção de materiais que subsidiassem a prática docente em sala de aula”, explica a coordenadora.
Formaram subgrupos para estudarem cada eixo temático do livro e produzissem atividades que valorizassem a cultura indígena sem estereotipá-la. Segundo a coordenadora, o estudo tomou outras proporções. “Cada subgrupo começou a abordar o livro de forma palpável e didática. Trechos do livro foram transformados em recursos pedagógicos”, conta a coordenadora sobre o processo.
Os professores construíram um mapa em maior proporção, semelhante ao constante no livro “Coisas de Índio”, para que os estudantes pudessem entender as informações e desmitificar a ideia de que os povos indígenas estão acabando ou distantes da sociedade.
“Os indígenas podem residir em qualquer lugar, porém alguns povos mantém a disposição e os materiais de suas moradias de forma diferenciada dos não-indígenas. Descobrimos, por exemplo, que cada povo constrói suas moradias pensando em seus rituais e costumes. Algumas aldeias são circulares, outras retangulares e lineares. Ainda que alguns morem em apartamentos ou casas de alvenaria, percebemos que ser indígena é uma questão de identidade e não deve ser julgada pela vestimenta, por uma pintura corporal, pelo estereótipo ou por onde se reside”, diz Miriam Mendes, contando um pouco sobre o processo da formação com os profissionais.
Mais atividades referentes à formação:
- Leitura da crônica “É índio ou não é índio” (Munduruku, 2000) – (de 07 a 11 de agosto) – Roda de conversa, produção de desenhos (sala de leitura e professoras de ensino fundamental I)
- É índio ou não é índio? – Pesquisa mediada por imagens. Tomando percepção da dimensão do olhar inicial dos estudantes sobre a causa indígena (cultura, vestimenta, religião, moradia…) (de 14 a 18/08).
- Tabulação dos dados colhidos na pesquisa em sala de aula (construção de gráficos e tabelas) – Roda de conversa sobre os resultados – (de 21 a 25/08)
- Leituraço (leitura simultânea) – Agosto indígena (16/08)
- Filme: Tainá 3 – Sessão de cinema (de 21 a 25/08)
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação divulga novos critérios para pagamento do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF)
Alimentação Escolar
SME promove formação sobre Aleitamento Materno para Nutricionistas
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da rede municipal de ensino melhoram em Português e Matemática no Saresp
Secretaria Municipal de Educação
"Ainda Estou Aqui" terá exibição gratuita em 25 CEUs da cidade
Saúde Escolar
Curso de saúde vocal para professores está com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes aprovados na ETEC são homenageados na Câmara Municipal de São Paulo
Relacionadas

Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I aprovados em concurso têm até sexta (23) para indicar escolas de interesse
Publicado em: 20/02/2024 5h36 - em Secretaria Municipal de Educação

SME divulga resultado da escolha de vagas feitas em formato informatizado
Publicado em: 20/02/2024 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Polos da UniCEU estão com inscrições abertas para curso de Pedagogia
Publicado em: 20/02/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Paulo retoma Programa de Avaliação Oftalmológica em estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 19/02/2024 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura inaugura creche Bispo Roger Bird na região de Cidade Ademar
Publicado em: 19/02/2024 2h34 - em Secretaria Municipal de Educação