Prefeitura inaugura creche Bispo Roger Bird na região de Cidade Ademar

A unidade tem capacidade para atender cerca de 180 bebês e crianças e homenageia o ex-bispo que exercia o ministério da Catedral Anglicana de São Paulo

Publicado em: 19/02/2024 14h34 | Atualizado em: 19/02/2024

Fotografia da fachada do Cei Bispo Roger Douglas Bird

A Prefeitura de São Paulo inaugurou neste sábado (17), o Centro de Educação Infantil (CEI) Bispo Roger Bird, na região de Cidade Ademar. A unidade tem capacidade para atender cerca de 180 bebês e crianças de 0 a 3 anos e conta com infraestrutura completa de acessibilidade, incluindo elevador, rampas de acesso, piso tátil, corrimão, sinalização braille e playground acessível.

O CEI possui dois pavimentos, no térreo está lavanderia, despensa, refeitório, secretaria, almoxarifado, berçários, copa para bebês, espaços para banho e troca, lactário, sanitários (infantil, acessível e para funcionários), além da cozinha onde serão preparadas as cinco refeições diárias. No piso superior fica a brinquedoteca com varanda, diretoria, sala dos professores, copa, almoxarifado, minigrupos, sanitários e solário.

Assim como as últimas unidades entregues, a unidade está equipada com sistemas sustentáveis em suas instalações, com água de reuso e aquecimento solar. O investimento para construção totaliza R$5,2 milhões. A creche será administrada pelo Instituto Anglicano de Estudos Teológicos.

O Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, destacou que pelo quarto ano consecutivo a Prefeitura mantém a fila de creches zerada. São mais de 350 mil crianças de até 3 anos atendidas nos CEIs espalhados pela cidade. “Essa é mais uma excelente inauguração que alcançamos para atendimento às nossas crianças, e tudo isso também é graças às parcerias com as OSCs, que auxilia na ampliação de vagas nas unidades já existentes e na inauguração de novas unidades. Nas creches as crianças têm cinco refeições balanceadas e todas as condições que proporcionam o desenvolvimento integral”, destacou.

Em 2033 foram inauguradas 15 unidades de Educação Infantil, sendo 12 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 3 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), localizadas nas regiões de Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Guaianases, São Mateus, Jaçanã/Tremembé, Santo Amaro e Ipiranga. Neste ano, a rede foi beneficiada com a entrega de mais quatro creches, totalizando 19 unidades de Educação Infantil inauguradas desde o ano passado até o momento. O CEI Bispo Roger Bird será a 20ª entrega das 45 que serão inauguradas até o final do ano.

Homenagem

O nome do CEI é uma homenagem ao Bispo Roger Douglas Bird nascido na cidade de São Paulo em 16 de março de 1945, porém, cresceu na África do Sul, onde viveu por 20 anos. Bispo Roger Douglas Bird, faleceu em 13 de fevereiro de 2023.

Foi Bacharel em Ciências, especializado em matemática aplicada e estatística, sua formação teológica foi realizada no Instituto Anglicano de Estudos Teológicos – IAET, em São Paulo, sob a coordenação do Bispo Sumio Takatsu, e no Seminário Episcopal Divinity School, EUA.

“É privilégio homenagear o Bispo Roger Douglas Bird que tanto dedicou a sua vida para cuidar de pessoas. Um legado que queremos manter sempre vivo e deixar para todas as nossas crianças”, enfatizou o Secretário Fernando Padula.

CEI Bispo Roger Douglas Bird