Prefeitura de São Paulo retoma Programa de Avaliação Oftalmológica em estudantes da Rede Municipal

Investimento de quase R$ 30 milhões visa promover a saúde visual e melhorar o desempenho escolar das crianças e adolescentes.

Publicado em: 19/02/2024 17h17 | Atualizado em: 19/02/2024
sau

A Prefeitura de São Paulo retomou, nesta segunda (19), as ações do Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia, que visa avaliar a saúde ocular de estudantes da Rede Municipal de Ensino. Com um investimento de quase R$ 30 milhões, o programa tem como objetivo promover a melhoria do desempenho escolar, ao oferecer atendimento oftalmológico gratuito, incluindo óculos, atendimento hospitalar e cirurgia, das crianças e adolescentes que necessitarem.

As primeiras ações de 2024 ocorrem na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Coelho Neto e na EMEF Vinícius de Moraes, situadas na Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus. No atendimento, os estudantes passam por exames para avaliação de sua saúde ocular, e aqueles que apresentarem estrabismo ou outras patologias oculares, serão encaminhados para Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento especializado.

A ação das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, é viabilizada por meio de uma parceria com o Instituto Suel Abujamra e conta com uma equipe especializada composta por três auxiliares, um auxiliar de enfermagem e um tecnólogo oftálmico, responsáveis pela triagem oftalmológica dos estudantes.

As crianças e adolescentes que receberem prescrição de óculos serão auxiliados por um técnico de óptica na escolha da armação e na realização das medidas necessárias para sua confecção. No momento da entrega, as armações serão adaptadas ao rosto de cada aluno, garantindo conforto e qualidade visual.

O Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia tem como objetivo principal evitar o diagnóstico oftalmológico tardio, reduzindo a evasão escolar e contribuindo para a melhoria do aprendizado dos estudantes.

No primeiro semestre de 2024 o atendimento foi retomado em seis Unidades Educacionais simultaneamente. Sendo elas: EMEF Moisés Elias de Souza, Tenente; EMEF Vicente de Paulo Dale Coutinho, da DRE Pirituba; EMEF Marechal Deodoro da Fonseca e EMEF Maria Antonieta D’Alkimin, da DRE Butantã, e EMEF Coelho Neto e EMEF Vinicius de Moraes, da DRE São Mateus.

Em 2023 o atendimento foi iniciado na EMEF Eliane Benutte Lessa Ayres Gonçalves, na DRE Pirituba, e na EMEF Marechal Deodoro da Fonseca, da DRE Butantã.