Notícias

Discutindo relações étnico-raciais sob o olhar da literatura infanto-juvenil

Encontro contribuiu para exercitar a reflexão sobre a ação docente no aprimoramento da prática pedagógica.

Publicado em: 10/11/2017 17h15 | Atualizado em: 30/11/2020
etnico_raciais_infanto_juvenil_740_x_430.jpg

No último dia 8 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Luiz David Sobrinho, da Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá, recebeu a visita da Professora Mestranda do curso Educação e Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Luciene Silva, atuando também como Professora Orientadora da Sala de Leitura (POSL) na EMEF Jairo de Almeida, da mesma diretoria.

Luciene, é especialista em História e Cultura Africana e Afro Brasileira, foi conversar com os professores sobre cultura Afro e o uso da literatura infanto-juvenil para apoiar a discussão das relações étnico-raciais. Ela elogiou o Leituraço – projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo desde 2014, busca estimular a leitura de autores e histórias da cultura africana e afro-brasileira – por ser capaz de mobilizar toda a comunidade escolar na discussão de um tema. “O Leituraço é meu objeto de pesquisa do mestrado”, revelou Luciene.

Durante a formação, Luciene apresentou aos professores algumas sugestões de leituras, com destaque para os livros Black Power de Tayo de Kiusam de Oliveira, Luana, A Menina Que Viu O Brasil Neném – Oswaldo Faustino, Arthur Garcia e Aroldo Macedo e O Mundo Começa na Cabeça, de Prisca Agustoni e Tati Móes. “Atualmente o currículo que assume compromisso com as questões das relações étnico-raciais está atendendo a exigência de formar cidadãos sadios em suas construções psicossociais. Essas questões são de interesse de brancos e negros que compõem a sociedade e devem conviver com respeito, empatia”, afirmou Luciene.

O diretor da unidade, Fábio Rogério Nepomuceno, explicou que o Projeto Especial de Ação (PEA) da escola, durante esse ano de 2017, tem como tema Multiculturalismo e Diversidade, continuando estudos iniciados em 2016 com organização das coordenadoras pedagógicas Rosana da Costa e Juliana Quintino. “Sempre que possível, buscamos estabelecer diálogos com outros grupos e ampliar as discussões convidando colegas educadores de outras escolas e outros espaços educativos para fazerem apresentações informais e conversas sobre temas relevantes relacionados ao tema”, explicou Fábio.

Entre os convidados estiveram a ativista social Francine Flor, com a apresentação do Projeto Januárias na Janela e falou sobre feminismo, a professora, psicóloga e mediadora Hilda Rodrigues falando sobre o problema de automutilação que aflige alguns adolescentes, a professora Leonor Antunes, integrante do Centro de Formação e Acompanhamento á Inclusão (CEFAI), falou em dois encontros sobre as diversas necessidades especiais e propostas de intervenção pedagógica.

Em outras oportunidades foram abordados temas como interdisciplinaridade, oficina de jogos colaborativos e identidades. “Também tivemos a oportunidade de visitar as escolas vizinhas, EMEI Fernando de Azevedo e CEI Jardim Panamericano, para tentar começar a fazer um currículo integrado, como proposto pela Secretaria Municipal de Educação”, explicou Nepomuceno. “A participação da professora Luciene espalhou algumas sementes de referência para ajudar os colegas professores a discutirem o preconceito, a aceitação e a importância da diversidade étnico-racial, religiosa e de gênero na escola”, concluiu.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com ondas em tons laranjas nas extremidades e instrumentos musicais onde se lê FEMIC SP 2023.

Prefeitura de SP promove 20ª edição do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais

Publicado em: 30/08/2023 1h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia desfocada de um coral usando roupas pretas em segundo plano. Em primeiro plano há uma sequência de microfones.

Últimos dias para realizar inscrições do XXI Concurso de Corais Infantojuvenil 

Publicado em: 30/08/2023 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher realizando a leitura de um livro. Ela segura o microfone e veste uma blusa roxa. Atrás dela, no canto esquerdo da imagem, há um violão. Na lateral direita, em segundo plano, uma mulher a observa e também está aparecendo metade do corpo de um homem com parte do rosto pintado de branco.

Vem aí o VIII Festival Literário do CIEJA Campo Limpo

Publicado em: 30/08/2023 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Imagem 1

Estudantes da EMEI Jardim Apurá produzem “enciclopédia infantil” sobre animais e plantas

Publicado em: 29/08/2023 4h13 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Fotografia mostra estudantes sentados em torno de uma mesa. Sobre a mesa há itens de pintura como tintas e pincéis, eles estão pintando objetos feitos em argila.

Visita de indígenas, grafite ao vivo e oficinas farão parte de Dia da Família em EMEF

Publicado em: 29/08/2023 2h31 - em Secretaria Municipal de Educação

1 123 124 125 126 127 1.498