Notícias

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Presente em mais de 400 escolas, o programa Imprensa Jovem é reconhecido internacionalmente e reúne milhares de estudantes na produção de conteúdos jornalísticos

Publicado em: 08/04/2026 10h54 | Atualizado em: 10/04/2026
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

No Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, as escolas municipais destacam o protagonismo de estudantes que atuam como repórteres no Programa Imprensa Jovem. A iniciativa promove a educação midiática e incentiva a produção jornalística multimídia, ampliando os canais de comunicação entre a escola e a comunidade. 

Criado em 2005 como um projeto de rádio voltado à divulgação de notícias do cotidiano escolar, o programa cresceu e hoje reúne cerca de 7 mil estudantes em mais de 400 unidades educacionais. Os jovens repórteres desenvolvem pautas de interesse, realizam pesquisas, produzem entrevistas e editam conteúdos, exercitando, de forma autônoma e colaborativa, habilidades críticas e criativas. 

As produções são compartilhadas em diferentes plataformas, como blogs, rádios virtuais, canais no YouTube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais. Dessa forma, as agências de notícias estudantis fortalecem uma proposta de comunicação livre, democrática e conectada aos territórios. Em 2025, o Imprensa Jovem foi consolidado como política pública por meio da Lei nº 18.268/2025. 

Reconhecido nacional e internacionalmente, o programa recebeu, em 2019, o prêmio Aprendizagem Criativa, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e, em 2020, o prêmio da Aliança Global pela Mídia e Educação, da Unesco. Em 2023, também figurou entre as dez melhores políticas públicas da cidade de São Paulo, com o prêmio CopiCola. 

No CEU EMEF Jardim Eliana, localizado no Cantinho do Céu, na zona sul da capital, a equipe do Imprensa Jovem produz reportagens que engajam a comunidade escolar e promovem debates relevantes no território, abordando temas como o combate à violência contra a mulher e a conscientização sobre o autismo. Conheça mais sobre a produção dos estudantes. 

Além disso, os estudantes realizam coberturas de eventos e entrevistas com especialistas, artistas locais e lideranças comunitárias. Desde cedo, vivenciam os processos jornalísticos e compreendem a importância da informação como ferramenta de transformação social, para além do Dia do Jornalista e dos muros da escola.

Saiba mais sobre o Programa Imprensa Jovem.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de um menino com um celular gravando os colegas na escola e o texto

São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas

Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.656