Notícias

Desfile em homenagem aos 50 anos da EMEF Heitor de Andrade

Estudantes abordaram temas como a Década de 60, Rádio, Ditadura Militar, Tropicália, Jovem Guarda, Televisão e Escolas

Publicado em: 16/11/2017 16h18 | Atualizado em: 30/11/2020

desfile_heitor_740_x_430.jpg

No início da manhã do sábado, dia 23 de setembro, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Heitor de Andrade, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, participaram de desfile, no bairro de Veleiros, em comemoração aos 50 anos da Unidade Educacional.

A banda formada por 13 ex-estudantes embalou o desfile dos 600 alunos da Heitor de Andrade. Os estudantes abordaram temas como a Década de 60, Rádio, Ditadura Militar, Tropicália, Jovem Guarda, Televisão e Escolas.

Os times de Rugby e Handebol e as ginastas da escola caminharam com os seus troféus e relembraram as suas conquistas nos diversos campeonatos realizados na cidade de São Paulo. Educandos homenagearam, com placas, professores e outros profissionais que trabalharam na EMEF.

Outros eventos – O mês de setembro da EMEH Heitor foi recheado de festividades e projetos para comemorar os seus 50 anos. No dia 31 de agosto, foi realizado o projeto “Cápsula do Tempo” com as turmas do 1º ano. Os educandos enterraram, no pátio da escola, um autorretrato, informações como nome, altura, cor de cabelo, digitais e peso, além de um desenho da família. A cápsula será desenterrada em 2025, quando estiverem se formando. No dia 2 de setembro, aconteceu a noite de celebração aos 50 anos de inauguração da EMEF. Apresentações esportivas e culturais foram prestigiadas por convidados, familiares do Heitor e ex-estudantes.

EMEF e Heitor – No início, em 1963, a unidade chamava-se Escolas Agrupadas Jardim Santa Helena. Em 1967, a escola homenageia Heitor de Andrade e passa a se chamar Escolas Agrupadas Heitor de Andrade, mais tarde denominada Escola Municipal Heitor de Andrade. A inauguração, no dia 1º de setembro de 1967, foi repleta de homenagens ao comunicador e de celebrações pela nova escola. Antonino Ettore Clemente Fecarotta nasceu em Palermo, Sicília, no dia 10 de junho de 1922 e veio para o Brasil em 1924. Quando trabalhava na Rádio Tupi Difusora, seu nome longo e complicado de se pronunciar fez com que o diretor sugerisse o nome artístico “Heitor de Andrade”, o que ele acatou.

Em 1950, Assis Chateaubriand trouxe a TV para o Brasil e Heitor de Andrade esteve entre os pioneiros. Na TV Tupi, a partir de 1953, atuou e produziu diversos programas como “O Céu é o limite” e “Aponte o culpado”. Heitor de Andrade faleceu em São Paulo, em 18 de junho de 1966, com apenas 44 anos de idade, em decorrência de aneurisma cerebral.

Veja mais imagens do evento

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma kombi com várias gravura e inscrições e um casal a frente vestidos para apresentação cultura com chapéu, vestido e violão.
Quatro pessoas participam de uma atividade de alongamento em ambiente interno iluminado. Elas estão em pé, inclinando o corpo lateralmente com um dos braços elevados acima da cabeça. O grupo é composto por duas mulheres e dois homens, vestidos com roupas casuais. Ao fundo, há janelas grandes com persianas claras e móveis de escritório, sugerindo um ambiente corporativo.
«1 2 3 1.655