Notícias

Décima terceira edição da Revista Magistério aborda tema Infâncias Conectadas

Material traz vivências dos diversos contextos que traduzem as potências das experiências infantis

Publicado em: 24/05/2021 11h09 | Atualizado em: 24/05/2021

Foto de uma menina de costas com os braços abertos em movimento que indica que ela saltou de uma pedra para outra. Texto em cor de rosa: Revista Magistério Infâncias Conectadas II

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, por meio da Coordenadoria Pedagógica (COPED), lança a Revista Magistério Nº 13 “Infâncias Conectadas II”, disponível na versão digital no Portal da SME. Esta é a segunda edição dedicada ao assunto com 76 páginas que apresentam vivências dos diversos contextos de aprendizagens que traduzem as potências das experiências infantis, nas quais a criança é o sujeito, no centro do Currículo.

O periódico, que é voltado para todas (os) as educadoras e os educadores da Rede Municipal de Ensino, tem como intuito que o material possa ser objeto de estudo e promover reflexão nos momentos de formação. A publicação traz uma entrevista, artigos e relatos das práticas educativas das redes paulistana e catalã.

Entre os assuntos abordados na revista estão “A escuta da criança: a Importância da afetividade com bebês e crianças pequenas”; “Escola 0 – 3: uma mudança (im) possível”; “Cemei Irapará: um caminho para a integralidade do Currículo e das relações na Educação Infantil”; até “O PEA como aliado da construção coletiva e autoral do Currículo Vivo: relato de prática da ressignificação do PEA da EMEI Clycie Mendes Carneiro (Dre Bt)” e “O papel da supervisão escolar na pandemia”.

Além dos textos, há destaque para a entrevista “Infâncias Conectadas Cidades Educadoras” com as irmãs Ángeles e Isabel Abelleira, professoras de Educação Infantil, desde 2010, na escola pública galega. Elas já receberam vários prêmios por inovação educacional. No Brasil, publicaram “Os fios da infância” e “O pulsar do cotidiano duma escola da infância”, ambos pela editora Phorte.

Leia aqui a Revista Magistério Nº13 “Infâncias Conectadas II”.

Como surgiu a ideia de fazer a Revista Magistério intitulada “Infâncias Conectadas”

A Revista Magistério “Infâncias Conectadas” é fruto do diálogo entre o diretor da Divisão de Educação Infantil, Cristiano Rogério Alcântara, e a professora da Universidade autônoma de Barcelona, Tona Castell. Em janeiro de 2020, eles conversaram para compor uma revista cujos artigos sobre práticas inspiradoras da rede paulistana e também da catalã haviam sido publicados na revista espanhola “Infâncias-Rosa Sensat”, da qual Castell é diretora.

A Primeira Edição

Na 1ª edição da Infâncias Conectadas, impressa e entregue nas escolas em dezembro de 2020, foram apresentados artigos que retrataram experiências bastante significativas dos cotidianos de diferentes Unidades Educacionais, tanto na Cidade de São Paulo quanto em Barcelona (Espanha), com o objetivo de continuar a oferecer recursos para importantes reflexões e encaminhamentos das práticas educativas que são realizadas e construídas com e para os bebês e crianças da Cidade de São Paulo.

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

pessoas participam de visita guiada em exposição do IMS
Nas laterais há um desenho abstrato, o centro está branco com o texto

CEUs promovem o Dia da Valorização da Cultura Africana nesta quinta-feira

Publicado em: 24/05/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de Bebês em um sala de CEI

Prefeitura de SP garante atendimento aos bebês e crianças que necessitarem durante recesso de julho

Publicado em: 23/05/2023 4h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do livro Giros Contos De Encantar

Biblioteca do CEU Formosa e CELP promovem roda de conversa para alunos praticarem alemão

Publicado em: 22/05/2023 4h53 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Estágio Na Rme

Prefeitura e CIEE oferecem 2.300 vagas de estágio de nível superior

Publicado em: 22/05/2023 4h37 - em Secretaria Municipal de Educação

1 154 155 156 157 158 1.500