Notícias
Currículo Integrador da Infância Paulistana
Vídeo mostra diversas experiências de integração das infâncias entre escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Publicado em: 28/12/2016 12h06 | Atualizado em: 30/11/2020A Secretaria Municipal de Educação apresenta o vídeo “Currículo Integrador da Infância Paulistana”, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e fruto de diversas experiências de integração das infâncias presentes nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Os relatos provocam a ressignificação do lugar da vida das crianças nos diferentes espaços educativos, considerando a beleza, a criatividade, a vivacidade e a curiosidade próprias dos bebês, crianças e adolescentes, que assumem a centralidade dos processos educativos.
O documento “Currículo Integrador da Infância Paulistana” inicia o diálogo sobre concepções e princípios com uma reflexão: “O que nos une?” : “Bebês e crianças (0-12 anos) constituem o eixo que une, congrega e justifica a construção e a consolidação de um currículo integrador que supere modelos curriculares fragmentados e descontínuos e considere bebês e crianças e jovens na sua integralidade (e não como pessoas a quem falta algo).”
Assim, a escuta, participação e autoria são incentivados desde o berçário e vão assumindo outras dimensões ao longo da Educação Infantil e Ensino Fundamental, como por exemplo a participação das crianças e jovens no Grêmio.
Os relatos também convidam a outras reflexões: “Bebês, crianças ou alunos? Quais os desafios de entender a criança ao longo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental? Superando as formas como se têm tratado as crianças de acordo com etapas de desenvolvimento (a criança é uma até os três anos, torna-se outra dos 3 aos 6 anos e outra, ainda, dos 6 aos 12 anos), o Currículo Integrador defende que as potencialidades dos bebês e das crianças se ampliam à medida que vivem experiências que sejam organizadas e apoiadas por educadoras e educadores e ao mesmo tempo sejam desafiadoras das ações das possibilidades das crianças.”
As concepções e princípios que subsidiam as reflexões sobre as diversas infâncias e seus direitos, evidenciados no Currículo Integrador da Infância Paulistana e presentes nesse vídeo, assentam-se na promoção da autoria, do protagonismo, da construção de conhecimento por bebês, crianças, educadores e familiares, do acesso ao conhecimento produzido pela humanidade, do reconhecimento das diversidades, da valorização das diferenças e do compromisso com a igualdade.
No intuito de promover reflexões sobre as práticas pedagógicas com vistas a um processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental que articule os trabalhos desenvolvidos, a Secretaria Municipal de Educação convida para a apreciação desses momentos que trazem a importância da integralidade e dos distintos percursos integradores entre e nas etapas da Educação Básica.
Assista abaixo ao vídeo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação (SME) orienta os cuidados necessários durante as altas temperaturas
Secretaria Municipal de Educação
Sesc 14 Bis promove palestra sobre a exposição "Pausa" que traz reflexões sobre o cotidiano das infâncias
Secretaria Municipal de Educação
Professores da rede pública e privada terão desconto para reserva de hoteis em todo o país
Secretaria Municipal de Educação
Prêmios do concurso “Cozinhas e Infâncias” começam a ser entregues nas unidades educacionais vencedoras
Secretaria Municipal de Educação
Programa Recreio nas Férias da Prefeitura de SP também beneficiou os estudantes de escolas particulares
Secretaria Municipal de Educação
CEI Cantinho da Tia Isaura promove projeto de adaptação e palestra sobre aleitamento materno
Relacionadas
![Imprensa Jovem Sparapan acompanha assinatura da lei sobre orgânicos na alimentação escolar](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/26654_tb-1.jpg)
Imprensa Jovem Sparapan acompanha assinatura da lei sobre orgânicos na alimentação escolar
Publicado em: 06/04/2016 4h54 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
![O Coordenador Pedagógico como implementador e articulador do currículo integrador](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/26645_tb-1.jpg)
O Coordenador Pedagógico como implementador e articulador do currículo integrador
Publicado em: 06/04/2016 4h38 - em Diretoria Regional de Educação Penha
![CEU Meninos apresenta a peça “Albertinho](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/26537_tb-1.jpg)
CEU Meninos apresenta a peça “Albertinho, o menino voador”
Publicado em: 06/04/2016 4h15 - em CEU e COCEU
![Outros Materiais Interessantes](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/9493_tb-1.jpg)
Outros Materiais Interessantes
Publicado em: 06/04/2016 11h49 - em Alimentação Escolar
![Reagendamento da Prestação de Contas](https://hom-educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/placeholder06.jpg)
Reagendamento da Prestação de Contas
Publicado em: 06/04/2016 11h31 - em Alimentação Escolar