Notícias

Crianças do CEI Jd. Shangri-lá descobrem as cores, formas e texturas do milho

Trabalho realizado a partir do recebimento do milho “in natura” encaminhado pela Coordenadoria de Alimentação Escolar

Publicado em: 16/08/2018 9h35 | Atualizado em: 30/11/2020

CEI_jd_shangrila_milho_1_740_x_430.jpg

       A Coordenadoria de Alimentação Escolar encaminhou às Unidades Educacionais, no mês de junho deste ano, o milho verde “in natura”.

     A palavra milho significa “o sustento da vida”. Segundo o historiador Sergio Buarque de Holanda, o milho é o principal alimento da população paulista, sendo chamada por ele de “civilização do milho”. Apesar disso, a urbanização fez com que acontecesse o distanciamento da produção e plantio de diversos alimentos, fazendo com que as suas origens se tornassem desconhecidas por parte de muitas crianças.

      Aproveitando o envio deste alimento, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jd. Shangri-lá Núcleo III, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, que já desenvolve um trabalho pedagógico voltado para a imersão das crianças na exploração e valorização de diferentes culturas, ofereceu a elas a oportunidade de manusearem as espigas, conhecendo-as e descobrindo suas cores, formas e texturas.

     Neste trabalho de exploração e descobertas, as crianças foram as protagonistas, responsáveis por descascar as espigas, encaminhar para o preparo na cozinha e, finalmente, fazer a degustação após o cozimento. A diretora Benedita Mello disse que muitas crianças desconheciam o alimento em sua forma mais natural, chamando-o de “banana”. O resultado desse trabalho foi uma grande aceitação do milho cozido.

    Foi uma experiência que todas as crianças do CEI vivenciaram e, com isso, puderam trocar experiências com os colegas. Ainda de acordo com a diretora, os diálogos entre as crianças mostraram o quanto significativo foi a experiência.

CEI_jd_shangrila_milho_2_740_x_430.jpg

     Essa mesma Unidade possui uma horta e tem desenvolvido trabalhos com as crianças e as famílias. Os familiares contribuem com o cultivo e organização da horta. As crianças também participam de todo o processo de plantio, desde o cultivo do terreno até a realização da colheita. A horta possui muitas hortaliças, legumes e árvores frutíferas, entre elas, uma bananeira. A diretora relatou que colocou dois cachos de bananas verdes colhidos na horta para amadurecerem no corredor da Unidade, possibilitando a toda comunidade escolar acompanhar o amadurecimento da fruta.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Uma menina está de pé segurando um taco de golfe, na frente há um menino agachado segurando bolinhas perto do buraco. Ao fundo tem duas crianças sentadas.

CEI Baroneza de Limeira oferece aulas de golfe para crianças de 5 e 6 anos

Publicado em: 25/09/2023 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Três crianças estão pintando uma faixa. Atrás dela há uma mulher orientando elas.
Fotografia mostra parte do rosto de duas pessoas que estão estudando atrás de uma mesa com livros e cadernos.
Montagem com três fotos. A da esquerda mostra uma mulher negra com a mãe no cabelo, que está preso. No meio vemos um homem negro com braços cruzados. Na esquerda há uma mulher negra de cabelo solto e mão no queixo.

Projeto Pérola Negra leva maquiagem, produção e fotos profissionais à comunidade escolar negra

Publicado em: 22/09/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultados definitivos de provas práticas e avaliação de títulos para concurso público

Publicado em: 21/09/2023 3h27 - em Secretaria Municipal de Educação

1 95 96 97 98 99 1.479