Notícias

SME oferece curso de italiano em parceria com o Instituto Cultural Ítalo – Brasileiro para professores da Rede Municipal

Inscrições online podem ser feitas até 23h59 da próxima quarta-feira (27)

Publicado em: 22/09/2023 12h40 | Atualizado em: 22/09/2023

 Fotografia mostra parte do rosto de duas pessoas que estão estudando atrás de uma mesa com livros e cadernos.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Currículo – Centro de Estudos de Língua Paulistano (CELP), em parceria com o Instituto Cultural Ítalo – Brasileiro (ICIB), oferece o curso de Formação Linguística e Glotodidática, que é metodologia de ensino e aprendizagem, de Língua Italiana para professores da Rede Municipal de Ensino (RME). As inscrições online podem ser realizadas até 23h59 da próxima quarta-feira (27).

Serão oferecidas 50 bolsas e os cursistas serão distribuídos em duas turmas de 25 estudantes cada: turma A (às terças-feiras); e turma B (às quintas-feiras.) O curso acontece de forma virtual pela plataforma Blackboard e será composto por três módulos semestrais.

Cada módulo conta com 60 horas de encontros síncronos e assíncronos. Os encontros síncronos são de 2h30 cada. Além disso, haverá 30 horas de atividades assíncronas.

Entre os objetivos da formação estão promover a formação linguística e glotodidática de língua italiana com vistas a possíveis atuações de professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo como agente na promoção da língua e cultura italiana.

Podem participar professores em efetivo exercício no magistério, nos cargos de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I ou Professor de Ensino Fundamental II e Médio. 

É vedada a participação de servidor que já tenha realizado o curso de ofertas passadas, em cargo de gestão, ou serviço técnico, que esteja em estágio probatório, readaptado, em licença médica ou em outras situações de impedimento legal para este certame.

Pré-requisitos: 

  • Estar em efetivo exercício de regência ou vaga de módulo;
  • Ter experiência de três anos de efetivo exercício no Magistério Municipal;
  • Estar distante da aposentadoria, por no mínimo, quatro anos;
  • Ter condições próprias de acessar a plataforma do curso;
  • Elaborar uma carta de intenção;
  • Assinar um pacto formativo, assumindo o compromisso de: permanecer como servidor público municipal durante o curso; concluir o curso durante o tempo estabelecido, ou seja, 3 semestres; apresentar, após a conclusão do curso, proposta de aplicação dos conhecimentos adquiridos na forma projeto de língua e cultura italiana.

No ato da inscrição deverão ser anexados declaração de tempo de serviço na RMESP (holerite ou declaração), carta de intenção e pacto formativo, devidamente preenchido e assinado.

Clique aqui e inscreva-se. 

Acesse a íntegra da publicação no Diário Oficial da cidade de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.460