Notícias
Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia
Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças
Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.
A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.
Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.
Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.
Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.
Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
CEU Carrão reuniu profissionais de diversas áreas para discutir políticas públicas para enfrentar mudanças climáticas nos ambientes educacionais
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Centros de Educação Infantil da DRE São Mateus realizam reunião pedagógica integrada
Secretaria Municipal de Educação
Projeto da EMEI Edalzir Sampaio Liporoni estimula investigação sobre insetos e horta
Secretaria Municipal de Educação
Cursos profissionalizantes do CMCT estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
CEU Vila do Sol abre inscrições para a 4ª Edição do Concurso da Melhor Idade
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Paulo Freire 2025
Relacionadas

Alunos do curso de francês dos CELPs participam de concurso da Embaixada da França
Publicado em: 26/06/2023 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Encontro online vai discutir detalhes do projeto “Estudantes em Ação”
Publicado em: 26/06/2023 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

SME promove mutirão de contratação de estagiários
Publicado em: 23/06/2023 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Parque do Carmo vira cenário de aulas sobre fauna, flora e desigualdade de gênero no esporte
Publicado em: 23/06/2023 12h08 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEI Monteiro Lobato organiza ato antirracista e em promoção da cultura de paz
Publicado em: 22/06/2023 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação