Notícias
EMEI Monteiro Lobato organiza ato antirracista e em promoção da cultura de paz
Comunidade escolar ocupou as ruas de Higienópolis em protesto a atos racistas
Publicado em: 22/06/2023 17h19 | Atualizado em: 22/06/2023
Crianças, familiares, funcionários e comunidade se uniram nesta quinta-feira (22) em protesto às pichações com ataques racistas feitos na frente do prédio da Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato.
Carregando cartazes com frases em defesa da unidade e expondo desenhos feitos pelas crianças matriculadas, a comunidade escolar ocupou a rua da escola, situada no bairro Higienópolis. Também estiveram presentes crianças e educadores da EMEI Gabriel Prestes e de outras unidades educacionais do território do centro.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME) lamenta o ocorrido em torno da unidade e repudia qualquer ato de discriminação e racismo dentro ou fora do âmbito escolar. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso será investigado.
Em apoio a escola, a assessora de articulação do gabinete da SME, Sueli Mondini, acompanhou o manifesto feito pela unidade. A Diretoria Regional de Educação também presta todo apoio necessário à comunidade escolar.
Política Educacional Antirracista
A SME possui um Currículo Antirracista, o documento “Orientações Pedagógicas: povos afro-brasileiros” que complementa a tríade de outras publicações já disponíveis que trata dos povos indígenas e dos povos migrantes. As documentos trazem exemplos práticos de como os profissionais de educação podem trabalhar o tema nas unidades escolares.
128 mil bonecas e bonecos negros e bolivianos foram comprados pela SME e destinadas às escolas de Educação Infantil, incluindo a unidades parcerias, para atividades de cunho pedagógico e antirracista. A coleção exclusiva foi confeccionada a partir dos princípios do currículo da cidade e do perfil dos alunos atendidos pelas escolas municipais
Mais de 700 mil livros literários sobre a temática étnico-racial compõem os acervos das escolas municipais e foram distribuídos entre os estudantes por meio do programa Minha Biblioteca.
Essas populações estão no foco dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais, da SME, que tem por missão fomentar a educação antirracista e não xenofóbica, contribuindo para a valorização da diversidade e combatendo o racismo estrutural na sociedade a partir da educação, incidindo na formação das próximas gerações.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Cerca de 500 jovens repórteres do Imprensa Jovem visitarão o Anime Friends
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Crianças vivem a experiência de dirigir no trânsito da Mini Cidade no CEU Jaçanã
Secretaria Municipal de Educação
Crianças vivem a experiência de dirigir no trânsito da Mini Cidade nos CEUs da capital paulista
Diretoria Regional de Educação São Miguel
CEI Jardim Campos promoveu ação solidária para toda a comunidade
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Ciclo de formações na DRE São Miguel prepara unidades para Censo MEC
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Jornada Pedagógica da Educação Infantil em Guaianases contou com mais de 6 mil participantes
Relacionadas

Cerca de 500 jovens repórteres do Imprensa Jovem visitarão o Anime Friends
Publicado em: 02/07/2025 4h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Crianças vivem a experiência de dirigir no trânsito da Mini Cidade no CEU Jaçanã
Publicado em: 02/07/2025 4h12 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Crianças vivem a experiência de dirigir no trânsito da Mini Cidade nos CEUs da capital paulista
Publicado em: 02/07/2025 3h43 - em Secretaria Municipal de Educação

CEI Jardim Campos promoveu ação solidária para toda a comunidade
Publicado em: 02/07/2025 1h45 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Ciclo de formações na DRE São Miguel prepara unidades para Censo MEC
Publicado em: 02/07/2025 1h36 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel