CEU Perus recebe atividades da Semana de Arte Moderna da AEL

Publicado em: 16/11/2017 14h28 | Atualizado em: 30/11/2020

SemanadeArteModerna_ceu_perus_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem Voz do Kauffmann

Na última terça-feira, 17 de outubro, das 9h às 12h, no Centro Educacional Unificado (CEU) Perus, os jovens da Academia Estudantil de Letras (AEL) e da Imprensa Jovem Voz do Kauffmann, acompanhados dos Professores Rildo Nedson, Maurizalen Ávila e Marivalda Fontanete e a Assistente de Direção, Michele Henri Felix Cola, participaram da Mostra Anual “Semana de Arte Moderna da AEL”, onde são apresentados os trabalhos desenvolvidos durante o ano, realizados sob orientação dos Coordenadores de cada Unidade Escolar que possui uma Academia.

A Semana de Arte Moderna da Academia Estudantil de Letras da Rede Municipal de Ensino de São Paulo homenageou o dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro, Ariano Suassuna. A programação foi variada, com apresentações de trechos de obras desse autor em destaque.

Nesse encontro, cinco Academias Estudantis de Letras se revezaram no palco apresentando a vida e a obra do autor em adaptações cênicas e leituras dramáticas: a EMEF Dilermando Dias dos Santos – AEL “Ângela Lago”, EMEF Rui Bloem – AEL “Carolina Maria de Jesus”, CEU EMEF Perus, EMEF Júlio de Oliveira – AEL “Maurício de Sousa” e da EMEF Dr. José Kauffmann – AEL “Márcia Ribeiro Pitta”.

O aluno-repórter Gabriel conversou com a Coordenadora da AEL da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba / Jaraguá, Edileuza Andrade de Carvalho. “Esta Semana de Arte Moderna da AEL recupera a Semana de Arte Moderna do ano de 1922”, contou Edileuza. “A atividade faz o resgate das diferentes linguagens que temos para expressar nossa identidade, como a música, a dança e a poesia. A literatura humaniza, como disse Mario Quintana, ‘Os livros não mudam o mundo, os livros mudam as pessoas, as pessoas mudam o mundo’. Este é o cerne do projeto AEL”, conclui a Coordenadora.

O repórter-mirim Kleber ouviu o jovem escritor Vítor Fabiano, que fez a fala final do evento. O autor disse que “a Semana de Arte Moderna da AEL proporciona a troca de informações entre as AELs da cidade”. O escritor afirmou também que a leitura é essencial para constituir alguém crítico e que tenha noção do que faz no mundo. “A leitura dá a capacidade de se comunicar com a realidade”, frisou.

Matéria produzida por: Gabriel Pinheiro, Kleber Rodrigo, Eliel Santos, Isabella Carvalho e Prof. Rildo Nedson, Coordenador da Imprensa Jovem Voz do Kauffmann.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.