Notícias

Centro de Educação e Cultura Indígena – CECI

Local foi projetado para reafirmar a identidade étnica indígena

Publicado em: 19/11/2015 17h22 | Atualizado em: 30/11/2020

ceci_740_x_300_01.jpg

De acordo com o IBGE o maior povo indígena do Brasil é o Guarani, com cerca de 51 mil pessoas, em espaços das diversas regiões do Brasil e do cone sul americano. No município de São Paulo existem três aldeias Guarani.

Como resposta às demandas de lideranças Guarani da cidade, foi concebido e inaugurado em 2004 os Centros de Educação e Cultura Indígena (CECI)

Os CECIs constituem-se centros de educação e cultura essencialmente indígena, que visam valorizar e fortalecer as raízes, tradições e a autonomia do povo Guarani, bem como assegurar o direito das sociedades indígenas a uma educação escolar diferenciada, específica, intercultural e bilíngue.

Em São Paulo existem três CECIs: o Jaraguá, no distrito do Jaraguá, com aproximadamente 598 indígena; o Krukutu e o Tenonde Porã , no Distrito de Parelheiros com cerca de 254 e 599 indígenas respectivamente.

O projeto arquitetônico de cada centro respeita as condições sócio-paisagísticas-culturais de cada aldeia, e foi elaborado juntamente com as lideranças indígenas Guarani. No complexo há o Centro de Educação Infantil, salas de aula, biblioteca, varandas de Leituras, sala de informática, rádio comunitária e Centro de Cultura Indígena, todos integrados.

Os Centros de Educação Infantil Indígena (CEII) atendem crianças de 0 a 5 anos, em agrupamentos mistos. As atividades são realizadas na língua Guarani, por educadores indígenas residentes nas próprias aldeias.

O espaço não segrega a criança do convívio social; os irmãos mais velhos acompanham os mais novos e o bebês são acompanhados por suas mães. As atividades pedagógicas acontecem em todos os espaços da aldeia como a casa de reza, a mata e os espaços de uso coletivo do CECI.

O calendário escolar, a organização e os horários são diferenciados e elaborados pela comunidade com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME). Consideram a forma distinta de entendimento do tempo baseado nos ciclos da natureza e os ensinamentos tradicionais dos mais velhos, peculiares da cultura Guarani. Há respeito aos processos próprios de aprendizagem, às especificidades da educação escolar indígena ao mesmo tempo que favorece o acesso dos educadores e das crianças às informações e conhecimento técnico-científico da sociedade não-indígena.

Para a concretização desse trabalho a SME faz o acompanhamento pedagógico junto aos três CEII e promove encontros entre os representantes da secretaria e educadores indígenas nos quais são debatidos diversos assuntos, como: memória, história, culinária tradicional, canto, dança, música e artesanato. Em 2012 foi lançado o caderno de “Orientações Curriculares – Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas – Educação Infantil Escolar Indígena”, que corrobora para o fortalecimento do modo de ser Guarani e assegura o desenvolvimento e a boa aprendizagem das crianças. Para os próximos anos está previsto o Curso de Formação Inicial dos Professores Indígenas que atuam nos CEII/CECI para qualificar o trabalho desses educadores.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Vunesp divulga locais de realização das provas dos concursos

Publicadas as vagas para professores aprovados em concurso público

Publicado em: 13/10/2015 2h23 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Publicadas as vagas para professores aprovados em concurso público

Publicadas as vagas para professores aprovados em concurso público

Publicado em: 13/10/2015 1h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Consulta Pública: Plano de Ação para a regulamentação da Alimentação Orgânica na Rede Municipal de Ensino
Unidades da Rede Municipal participam da Ciranda do Movimento Humano

Unidades da Rede Municipal participam da Ciranda do Movimento Humano

Publicado em: 09/10/2015 4h51 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Filmes e vídeos - NAAPA

Filmes e vídeos – NAAPA

Publicado em: 09/10/2015 4h19 - em NAAPA

1 1.246 1.247 1.248 1.249 1.250 1.260