Notícias

Iniciação ao Jogo de Mancala Awelé

Curso dará enfoque aos aspectos históricos, culturais e filosóficos da origem africana do jogo

Publicado em: 07/04/2017 15h08 | Atualizado em: 30/11/2020
Iniciacao_ao_Jogo_Mancala_Awele_740_x_430-1.jpg

Foi publicado no Diário Oficial da Cidade desta terça, 4 de abril, o Comunicado Nº 334, que trata da realização do curso “Iniciação ao Jogo de Mancala Awelé”. A formação possibilitará, aos participantes, o aprendizado dos fundamentos teóricos e práticos do jogo e destacará a sua importância como uma ferramenta no ensino das diversas áreas do conhecimento, por meio da interdisciplinaridade.

O curso é destinado aos Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Educação Fundamental II e Médio, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escolas, Supervisores Escolares e Analistas de Informações Culturais e Desportivas.

São 30 vagas por turma e as inscrições deverão ser enviadas nos respectivos e-mails e/ou links das Diretorias Regionais de Educação (DREs) contendo os seguintes dados: nome completo, nº do R.F., Cargo/ Função, nº do CPF, nome da Unidade de Lotação/ Unidade de Exercício e horário de trabalho. Caberá a cada DRE, setor Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU), estabelecerem os critérios para o recebimento das inscrições.

Veja os links e e-mails para inscrição e leia a publicação na íntegra clicando aqui.

Mancala Awelé – Jogo de tabuleiro milenar, de origem africana, que surgiu há cerca de 7 mil anos e é considerado por muitos como o jogo mais antigo do Mundo. Seu nome se origina da palavra árabe “nagaala”, que significa “mover”, e sua prática está relacionada à semeadura, pois o jogo simula o processo de semeação, germinação da semente na terra, desenvolvimento e colheita. Além de seu valor histórico e cultural, o Mancala oferece grande potencial de desenvolvimento do raciocínio, uma vez que sua complexidade e sua capacidade de fomentação de operações lógicas são muitas vezes comparadas à do xadrez.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.

Ainda dá tempo de se inscrever em curso sobre linguagem e cultura escrita na Educação Infantil 

Publicado em: 15/06/2026 2h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas participa de uma roda de conversa em uma sala iluminada. Os participantes estão sentados em círculo, segurando cadernos e materiais para anotações, em momento de diálogo e escuta. Ao fundo, há uma estante repleta de livros e grandes janelas que permitem a entrada de luz natural.
Fotografia de uma professora com os bebês na sala.

Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação

Publicado em: 12/06/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.670