Iniciação ao Jogo de Mancala Awelé

Curso dará enfoque aos aspectos históricos, culturais e filosóficos da origem africana do jogo

Publicado em: 07/04/2017 15h08 | Atualizado em: 30/11/2020
Iniciacao_ao_Jogo_Mancala_Awele_740_x_430-1.jpg

Foi publicado no Diário Oficial da Cidade desta terça, 4 de abril, o Comunicado Nº 334, que trata da realização do curso “Iniciação ao Jogo de Mancala Awelé”. A formação possibilitará, aos participantes, o aprendizado dos fundamentos teóricos e práticos do jogo e destacará a sua importância como uma ferramenta no ensino das diversas áreas do conhecimento, por meio da interdisciplinaridade.

O curso é destinado aos Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Educação Fundamental II e Médio, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escolas, Supervisores Escolares e Analistas de Informações Culturais e Desportivas.

São 30 vagas por turma e as inscrições deverão ser enviadas nos respectivos e-mails e/ou links das Diretorias Regionais de Educação (DREs) contendo os seguintes dados: nome completo, nº do R.F., Cargo/ Função, nº do CPF, nome da Unidade de Lotação/ Unidade de Exercício e horário de trabalho. Caberá a cada DRE, setor Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU), estabelecerem os critérios para o recebimento das inscrições.

Veja os links e e-mails para inscrição e leia a publicação na íntegra clicando aqui.

Mancala Awelé – Jogo de tabuleiro milenar, de origem africana, que surgiu há cerca de 7 mil anos e é considerado por muitos como o jogo mais antigo do Mundo. Seu nome se origina da palavra árabe “nagaala”, que significa “mover”, e sua prática está relacionada à semeadura, pois o jogo simula o processo de semeação, germinação da semente na terra, desenvolvimento e colheita. Além de seu valor histórico e cultural, o Mancala oferece grande potencial de desenvolvimento do raciocínio, uma vez que sua complexidade e sua capacidade de fomentação de operações lógicas são muitas vezes comparadas à do xadrez.

Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.