Notícias

CEIs parceiros da DRE Capela do Socorro organizam feira para aproximar crianças das frutas, verduras e legumes

CEIs Nossa Senhora de Fátima e Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos simulam feira para apresentar alimentos in natura

Publicado em: 18/09/2019 20h48 | Atualizado em: 30/11/2020

feiraprincipal_740x430.jpg

Nos dias 12 e 13 de Setembro, os Centros de Educação Infantil parceiros, Nossa Senhora de Fátima e Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos, da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro, organizaram barracas de feira com variedades de frutas, verduras e legumes para crianças do minigrupo II trocarem por fichas entregues pelas educadoras. A atividade integra projetos de educação alimentar e nutricional, planejados pelas unidades educacionais que contemplam a entrega dos alimentos escolhidos pelas crianças para a equipe de cozinheiros escolares transformarem em preparações culinárias.

A Coordenação Pedagógica do CEI Nossa Senhora de Fátima (C.A.S.A.S), Lais Pereira, ressaltou que a ideia da feira surgiu da própria equipe da cozinha. O cozinheiro Osmar Santo, afirmou que a atividade foi planejada “para homenagear o dia do feirante”, comemorado no dia 25 de agosto. Na ocasião, o cardápio da refeição da tarde foi adaptado para uma torta de frango com legumes escolhidos pelas crianças na feira, acompanhados por salada de frutas como sobremesa.

A atividade no CEI Nossa Senhora de Fátima foi acompanhada pela Diretora da unidade, Carmelita Lima, a Coordenadora pedagógica Lais Pereira, o Cozinheiro Osmar Santo, as auxiliares de cozinha Derciane Santos e Sandra Cavalcante, pelo Supervisor escolar Alexandre Cordeiro, além das educadoras responsáveis pelas turmas participantes e a nutricionista da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da Secretaria Municipal de Educação (SME).

No CEI Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos (SOBEI), a Diretora Helia Campos, a Coordenadora pedagógica, Adriana Nascimento, as educadoras Nargila e Didi e a Assistente administrativo, Inês, fizeram o papel de feirantes para interagir com as crianças. A atividade foi acompanhada, pela nutricionista Jéssica Vieira, da SOBEI, pelas educadoras responsáveis das turmas participantes e pela nutricionista da CODAE/ SME.

A Coordenadora pedagógica da unidade, Adriana Nascimento, observa que a feira é trabalhada de acordo com a sazonalidade dos produtos adquiridos pela SOBEI, “o projeto envolve também a orientação para a “família levar a criança à feira na semana em que a atividade acontece”.

A Coordenadoria de Alimentação Escolar ressalta que estimula a realização de projetos que visam à aproximação dos educandos com alimentos in natura de baixa aceitação na alimentação escolar. Resgatar o ritual de ir à feira, do qual a população tem se distanciado cada vez mais, é uma ótima estratégia pedagógica para estimular o consumo de frutas, verduras e legumes entre as crianças.

Veja as fotos:

feira3_740x430.jpg
CEI Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos

feira1_740x430.jpg
CEI Nossa Senhora de Fátima

feira2_740x430.jpg
CEI Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do ginásio coberto e da piscina de um Centro Educacional Unificado (CEU).

Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita

Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.655