CEI Maria Auxiliadora da Silva e as experiências na natureza

Natureza e criança: Possibilidades, vivências e descobertas

Publicado em: 14/12/2022 13h20 | Atualizado em: 07/03/2023

Ao longo do ano de 2022, as crianças do MGI e do MGII, em interação, vivenciaram diversas propostas com e na natureza. Destacamos as experiências do projeto “Natureza e criança: Possibilidades, vivências e descobertas”, onde observamos muito envolvimento das crianças.

Foto de crianças pequenas mexendo na horta

As professoras observaram que o grupo está com um olhar mais sensível e observador para a natureza e os animais. Acompanharam o ciclo de vida da lagarta e sua metamorfose em borboleta. Construíram uma horta vertical com plantio de sementes de alface, couve e morango. Acompanharam diariamente o processo, regando, observando o seu desenvolvimento e experimentando o contato e os cuidados com as plantas, até o dia em que colheram as primeiras folhas e prepararam uma deliciosa salada com as verduras que cuidaram ao longo deste ciclo.

Esse cuidado com a horta foi muito significativo, pois as professoras observaram que a maioria das crianças experimentou a salada de alface e couve, mesmo as que normalmente não experimentavam verduras, degustaram com interesse em descobrir novos sabores.

Fez parte deste projeto, também, o plantio da muda de abacate na área externa do CEI . A música “Lagarta Comilona” embalou esta vivência.

foto de mulheres sentadas, explicando o conteúdo projetado em duas telas ao fundo
Fotografia mostra o ambiente de uma biblioteca, com estante de livros, mesas e cadeiras e puffs.

CEUs estão com programação especial nas bibliotecas

Publicado em: 24/04/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem
Imagem com o texto