Notícias
CEI Futuro Brilhante IV promove vivência com Amarelinha Africana
Crianças vivenciam a Amarelinha Africana como instrumento de valorização da cultura afro e promoção da educação antirracista
Publicado em: 18/06/2025 9h10 | Atualizado em: 18/06/2025
O Centro de Educação Infantil (CEI) Futuro Brilhante IV, localizado na região da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, desenvolveu uma vivência especial para fortalecer o Currículo Antirracista na Educação Infantil com a amarelinha africana. A iniciativa faz parte do compromisso da unidade com a valorização da diversidade cultural e o cumprimento da Lei Federal 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas.
A unidade realizou uma proposta que envolveu a prática da Amarelinha Africana, também conhecida como Teca-Teca. A amarelinha, que é diferente da versão tradicional, não utiliza pedrinhas, nem os conceitos de “céu” e “inferno”. Nela, os participantes pulam em grupo, seguindo o ritmo de uma música, em movimentos sincronizados de frente, trás e de lado, reforçando a importância da coordenação, do ritmo e da cooperação.
Projeto
A atividade faz parte de um projeto da unidade que utiliza a dança e as manifestações culturais como ferramentas pedagógicas. “Nosso objetivo é ampliar o repertório cultural das crianças desde a primeira infância, promovendo práticas antirracistas de forma lúdica, afetiva e significativa”, destaca a equipe pedagógica do CEI.
A vivência é mais do que uma simples brincadeira, a Amarelinha Africana representa uma potente ação educativa e que contribui para a formação das crianças com mais consciência, respeito e preparadas para viver em uma sociedade diversa.
Descubra mais informações sobre a Educação Infantil na Rede Municipal
Currículo Antirracista
A Rede Municipal conta com três documentos de Orientações Pedagógicas que tratam dos povos afro brasileiros, indígenas e migrantes que compõem o Currículo da Cidade, disponível online e que foram distribuídos em formato impresso para todas as unidades educacionais. O documento foi elaborado de forma colaborativa com profissionais de diferentes áreas e traz exemplos práticos e fornece subsídio para continuidade da implementação das Leis nº 10.639/2003 e n° 11.645/2008 que determinam que as redes de ensino trabalhem as temáticas cultura afro-brasileira, indígena e migrante.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais convidam famílias para um momento de diálogo e parceria pela aprendizagem dos estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Boletim Pedagógico do 3º Bimestre chega para apoiar planejamento pedagógico das escolas
Diretoria Regional de Educação Butantã
3º Prêmio Lego Braille Bricks recebe inscrições de educadores com projetos escolares inclusivos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Piquenique no Parque Jacuí reúne crianças e famílias em dia de aprendizado e afeto
Secretaria Municipal de Educação
Editoras interessadas podem se inscrever para o Fli Sampa
Secretaria Municipal de Educação
SME abre credenciamento para especialistas em jogos de tabuleiro e mestres de xadrez
Relacionadas

SME divulga a classificação prévia e análises de recursos
Publicado em: 02/02/2016 11h26 - em Educadores

Currículo Integrador da Infância Paulistana
Publicado em: 01/02/2016 4h55 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Segundo dia da Reunião de Organização de 2016 – DRE Butantã
Publicado em: 01/02/2016 3h42 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Súmula de escolha de vagas
Publicado em: 01/02/2016 2h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Recreio nas Férias no CEU Jaçanã promove visita ao Museu do Futebol
Publicado em: 01/02/2016 1h37 - em CEU e COCEU