Notícias

Brincadeiras e aprendizagem andam juntos na EMEI Brenno Ferraz do Amaral

O projeto “Brincando, jogando e aprendendo” teve como objetivo estimular a criatividade e o desenvolvimento infantil

Publicado em: 08/01/2016 9h36 | Atualizado em: 30/11/2020
brincando_jogando_740_x_430.jpg

Ao longo do segundo semestre de 2015, foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Brenno Ferraz do Amaral o projeto “Brincando, jogando e aprendendo”. Idealizado pelas professoras Patrícia F. de Cavalho e Bianca Merlussi Savia para a turma do infantil II, o projeto tinha como objetivo auxiliar em várias faces do desenvolvimento da criança, tais como a criatividade, a fala, o respeito e a autoestima, utilizando-se de jogos e brincadeiras como ferramentas. “Acreditamos que o brincar ajuda de forma lúdica e prazerosa a criança a comunicar-se melhor consigo mesma e com o mundo”, explica a professora Patrícia.

Primeiramente foi feito um levantamento prévio das brincadeiras favoritas da turma, através de uma roda de conversa com os alunos. Os alunos vivenciaram essas brincadeiras e jogos na prática, e a partir disso, as professoras fizeram o livro com o nome das brincadeiras em cada letra do alfabeto e um espaço para as crianças desenharem. Foram utilizados diferentes materiais em cada desenho, como colagem, giz-de-cera, tinta e colas coloridas. Depois de terminado o livro, cada um pôde levar um DVD com fotos e filmagens de todo o processo. “Como forma de avaliar, além da observação diária, realizamos um diálogo entre as professoras e a coordenação, e também fizemos um registro escrito dos avanços no coletivo e individualmente”, explica Patrícia.


Uma das páginas do livro de brincadeiras

Segundo a professora, os resultados foram positivos e ultrapassaram as expectativas: “observamos o quanto nossa turma avançou, principalmente nos aspectos de socialização, cooperação e solidariedade”. Patrícia explica que, a cada brincadeira aprendida, os alunos conseguiam reinventá-la com regras que eles mesmos estabeleciam, e o projeto foi muito gratificante. “Ao brincar ou jogar, a criança está estabelecendo relações sociais, construindo conhecimentos, aprendendo e aceitando regras, incorporando vivências significativas, enfim, desenvolvendo-se integralmente”, concluiu ela.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Duas pessoas cegas com guias são acompanhadas por outras duas pessoas em uma quadra de futebol

Rede Municipal está com 1,9 mil vagas de estágio abertas para estudantes do ensino superior

Publicado em: 30/08/2023 3h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com ondas em tons laranjas nas extremidades e instrumentos musicais onde se lê FEMIC SP 2023.

Prefeitura de SP promove 20ª edição do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais

Publicado em: 30/08/2023 1h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia desfocada de um coral usando roupas pretas em segundo plano. Em primeiro plano há uma sequência de microfones.

Últimos dias para realizar inscrições do XXI Concurso de Corais Infantojuvenil 

Publicado em: 30/08/2023 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher realizando a leitura de um livro. Ela segura o microfone e veste uma blusa roxa. Atrás dela, no canto esquerdo da imagem, há um violão. Na lateral direita, em segundo plano, uma mulher a observa e também está aparecendo metade do corpo de um homem com parte do rosto pintado de branco.

Vem aí o VIII Festival Literário do CIEJA Campo Limpo

Publicado em: 30/08/2023 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Imagem 1

Estudantes da EMEI Jardim Apurá produzem “enciclopédia infantil” sobre animais e plantas

Publicado em: 29/08/2023 4h13 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 187 188 189 190 191 1.562