Notícias

Aulas de xadrez engajam estudantes que vão confeccionar seus próprios tabuleiros

Os participantes do 3º e 9º ano são estimulados a aprender o jogo; professor orientador fala sobre os benefícios do xadrez e utilizará FAB LAB para a produção das peças

Publicado em: 27/05/2022 14h38 | Atualizado em: 27/05/2022
Fotografia mostra estudantes jogando xadrez. O tabuleiro está em cima da mesa e eles estão sentados em volta, cada dupla com seu tabuleiro.

Os estudantes da EMEF Professor Doutor Valter Paulino Estevam, do CEU Parque Anhanguera, da DRE Pirituba/Jaraguá, estão aprendendo a jogar xadrez durante oficinas que ocorrem na Extensão de Jornada. Para colaborar com os treinos em casa, eles vão confeccionar suas próprias peças e tabuleiros. Serão utilizados moldes de silicone e plástico líquido para as peças, e o tabuleiro será feito com MDF e com a impressora a laser do FAB LAB.

Tanta motivação ocorre em virtude do torneio de xadrez da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Pirituba/Jaraguá, marcado para os dias 7, 8 e 9 de junho, no CEU Jaraguá, em que os estudantes vão participar.

As atividades são coordenadas pelo professor de geografia Márcio José Faustino de Lima. Além dos estudantes do projeto, a EMEF do CEU também levará para o torneio as turmas do 5°, 6° e 8° Ano. Os outros professores fazem parcerias com o projeto para trabalhar o xadrez em suas aulas e, dessa forma, colaboram com o treinamento para a competição. 

As oficinas têm feito tanto sucesso que os próprios estudantes convidam os amigos. Como havia um limite de inscrições para o torneio, o orientador e os estudantes estão se planejando para que no próximo, em agosto, a prioridade seja para quem ainda não participou. 

Durante o treinamento para as turmas do 9° ano, o professor exibiu o filme “Jogada de Rei”, que é baseado em uma história real, onde ao aprender o jogo, o personagem principal começou a repensar antes de seus atos e com isso teve uma mudança de realidade.

“Sempre tento motivar eles, explico as regras de forma mais dinâmica […] falo muito para eles, seu adversário é importante, sem ele você iria jogar com quem”, contou o professor Márcio. 

Segundo o docente, o xadrez contribui para diversos aspectos rotineiros. “Perfil, postura como pessoa, na tomada de decisões. O xadrez trabalha o pensar antes de agir e que as ações terão consequências, assim como na vida deles, isso eles aprendem aqui e colocam em prática no dia a dia”, disse Márcio, o professor orientador. Ele ainda complementa dizendo que exploram outras áreas de conhecimento, como raciocínio lógico (matemática) ou coordenadas (geografia). 

As oficinas 

Na segunda-feira a oficina é voltada para os estudantes do 3º Ano B e C, e na quinta-feira o 3º ano A, das 12 às 13h30. Já os 9º Anos A, B, C e D não possuem um dia específico, conforme a agenda do professor ele ministra a oficina com cada turma uma vez por semana, com duração de 1h30. Com os 3° anos, por serem mais novos, o lado lúdico também é trabalhado.

Este programa acontece na escola desde 2009, o professor Márcio assumiu a orientação em 2019. O atual 3º ano iniciou nas oficinas quando ainda era o 1º ano, porém devido a pandemia as atividades ficaram suspensas e no semestre anterior foi retomada e esta turma continuou. No final do ano passado dentro da escola aconteceu uma premiação para todos os alunos participantes.

FAB LAB

O FAB LAB SP é uma rede de laboratórios públicos e espaços de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, o FAB LAB LIVRE SP traz à população de São Paulo a possibilidade de aprender, projetar e  produzir diversos tipos de objetos, e em diferentes escalas.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Naapa
Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

Publicado em: 29/09/2022 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

CACS FUNDEB - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

SME abre inscrições para compor conselho que vai fiscalizar uso da verba do Fundeb

Publicado em: 28/09/2022 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.284