Aulas de xadrez engajam estudantes que vão confeccionar seus próprios tabuleiros

Os participantes do 3º e 9º ano são estimulados a aprender o jogo; professor orientador fala sobre os benefícios do xadrez e utilizará FAB LAB para a produção das peças

Publicado em: 27/05/2022 14h38 | Atualizado em: 27/05/2022
Fotografia mostra estudantes jogando xadrez. O tabuleiro está em cima da mesa e eles estão sentados em volta, cada dupla com seu tabuleiro.

Os estudantes da EMEF Professor Doutor Valter Paulino Estevam, do CEU Parque Anhanguera, da DRE Pirituba/Jaraguá, estão aprendendo a jogar xadrez durante oficinas que ocorrem na Extensão de Jornada. Para colaborar com os treinos em casa, eles vão confeccionar suas próprias peças e tabuleiros. Serão utilizados moldes de silicone e plástico líquido para as peças, e o tabuleiro será feito com MDF e com a impressora a laser do FAB LAB.

Tanta motivação ocorre em virtude do torneio de xadrez da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Pirituba/Jaraguá, marcado para os dias 7, 8 e 9 de junho, no CEU Jaraguá, em que os estudantes vão participar.

As atividades são coordenadas pelo professor de geografia Márcio José Faustino de Lima. Além dos estudantes do projeto, a EMEF do CEU também levará para o torneio as turmas do 5°, 6° e 8° Ano. Os outros professores fazem parcerias com o projeto para trabalhar o xadrez em suas aulas e, dessa forma, colaboram com o treinamento para a competição.

As oficinas têm feito tanto sucesso que os próprios estudantes convidam os amigos. Como havia um limite de inscrições para o torneio, o orientador e os estudantes estão se planejando para que no próximo, em agosto, a prioridade seja para quem ainda não participou.

Durante o treinamento para as turmas do 9° ano, o professor exibiu o filme “Jogada de Rei”, que é baseado em uma história real, onde ao aprender o jogo, o personagem principal começou a repensar antes de seus atos e com isso teve uma mudança de realidade.

“Sempre tento motivar eles, explico as regras de forma mais dinâmica […] falo muito para eles, seu adversário é importante, sem ele você iria jogar com quem”, contou o professor Márcio.

Segundo o docente, o xadrez contribui para diversos aspectos rotineiros. “Perfil, postura como pessoa, na tomada de decisões. O xadrez trabalha o pensar antes de agir e que as ações terão consequências, assim como na vida deles, isso eles aprendem aqui e colocam em prática no dia a dia”, disse Márcio, o professor orientador. Ele ainda complementa dizendo que exploram outras áreas de conhecimento, como raciocínio lógico (matemática) ou coordenadas (geografia).

As oficinas

Na segunda-feira a oficina é voltada para os estudantes do 3º Ano B e C, e na quinta-feira o 3º ano A, das 12 às 13h30. Já os 9º Anos A, B, C e D não possuem um dia específico, conforme a agenda do professor ele ministra a oficina com cada turma uma vez por semana, com duração de 1h30. Com os 3° anos, por serem mais novos, o lado lúdico também é trabalhado.

Este programa acontece na escola desde 2009, o professor Márcio assumiu a orientação em 2019. O atual 3º ano iniciou nas oficinas quando ainda era o 1º ano, porém devido a pandemia as atividades ficaram suspensas e no semestre anterior foi retomada e esta turma continuou. No final do ano passado dentro da escola aconteceu uma premiação para todos os alunos participantes.

FAB LAB

O FAB LAB SP é uma rede de laboratórios públicos e espaços de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, o FAB LAB LIVRE SP traz à população de São Paulo a possibilidade de aprender, projetar e  produzir diversos tipos de objetos, e em diferentes escalas.

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar