Notícias
Alunos mediadores percorrem comunidade promovendo encontros com a leitura
Projeto tem o objetivo de incentivar a leitura para diferentes faixas etárias por meio do protagonismo juvenil
Publicado em: 06/09/2018 14h32 | Atualizado em: 30/11/2020Alunos mediadores de leitura do projeto AdoLêSer da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) General Júlio Marcondes Salgado, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé (DRE JT), promovem o protagonismo por meio de ações de incentivo à leitura aos estudantes do ciclo de alfabetização da própria unidade e entidades parceiras no bairro do parque Edu Chaves, zona norte de São Paulo.
O projeto acontece há quatro anos e conta atualmente com a presença de 35 alunos, divididos em duas turmas, com aulas semanais no período da manhã, coordenados pela professora orientadora da sala de leitura (POSL) Cristiane Silva. “Em uma de nossas formações, no ano de 2014, fui apresentada ao Projeto AdoLêSer – Mediadores de Leitura e, desde então, aos poucos, superando dificuldades, esse projeto foi ganhando forças na comunidade escolar. Começamos tímidos, a intenção era que alunos do Ciclo Autoral lessem para os alunos do Ciclo de Alfabetização”, conta Cristiane.
As mediações acontecem nos Centros de Educação Infantil (CEIs) Pérola Byington, Edu Chaves, Francisco Marcondes, Vila Constança, na casa de repouso Vida Plena, na biblioteca do bairro José Mauro de Vasconcelos, além de ações ocasionais na Biblioteca São Paulo e no SESC Bom Retiro.
“Três anos de parceria, de histórias lidas bem juntinhas e às vezes no colo, embaixo de árvores, dentro da casinha ou no alto do brinquedo do parque, contadas ao pé do ouvido na sala de leitura! Encontros sempre tão esperados pelas crianças do CEI e adolescentes do Adolêser! São encontros para ler, se encantar, se conhecer e aprender!”, observa Maria Cristina Gigante da Silva, diretora do CEI Pérola Bygton.
As intervenções literárias propostas pelos alunos mediadores visam contribuir com o protagonismo e o desenvolvimento leitor dos adolescentes participantes, promovendo atividades integradas entre diversas faixas etárias: adolescente/adolescente, adolescente/criança, adolescente/adulto, cultivando ações intergeracionais.
“Quando entrei no projeto já achei incrível, me identifiquei com várias coisas. Fiquei emocionada quando fui à casa de repouso. Também é muito bom ver a felicidade das crianças na hora que eu leio para elas. Eu me sinto muito importante quando vejo as crianças e os idosos esperando por mim”, conta Vitória Freitas, aluna mediadora do projeto.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Novas unidades educacionais em Parelheiros vão garantir mais 1,3 mil vagas na região
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para OSCs enviarem suas práticas de gestão inovadoras para participação no seminário “Busca por Soluções Inovadoras”
Secretaria Municipal de Educação
Maio Amarelo: CEUs recebem atividades para conscientização da segurança no trânsito
Secretaria Municipal de Educação
Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo receberam ações para promoção da saúde bucal
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cachoeirinha
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrição para credenciamento de avaliadores musicais e coreográficos
Relacionadas
Unidades Escolares
Publicado em: 18/03/2016 12h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI) – DRE Campo Limpo
Publicado em: 18/03/2016 12h29 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Centros Educacionais Unificados (CEU) – DRE Campo Limpo
Publicado em: 18/03/2016 12h27 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) – DRE Campo Limpo
Publicado em: 18/03/2016 12h24 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) – DRE Campo Limpo
Publicado em: 18/03/2016 12h22 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo