Notícias

Projeto “Pulando Cordas” na EMEF Mario Schönberg

Atividade ajuda alunos a desenvolverem habilidades e a superarem desafios

Publicado em: 26/12/2016 12h22 | Atualizado em: 30/11/2020

pulando_corda_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mario Schönberg, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, encerrou, no mês de dezembro, o primeiro ciclo do projeto “Pulando Cordas”. A finalização do projeto se deu com uma apresentação dos alunos durante a mostra de Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) realizada nos dias 1 e 2 de dezembro no Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga.

As aulas do projeto para os alunos do ciclo autoral, comandadas pela professora de Educação Física Raquel de Oliveira Paim Viana, tinham como ênfase trabalhar o condicionamento físico dos alunos, força, agilidade, resistência, coordenação motora e flexibilidade. Os exercícios consistiam em abdominais, subir e descer escada, circuitos, forma correta de bater a corda dupla e pulá-la, além de usar a criatividade para criar maneiras diferentes de pular a corda. Com os alunos do ciclo interdisciplinar, as aulas eram mais lúdicas, para que os estudantes se mantivessem motivados com a proposta.

A professora Raquel se mostrou animada com os efeitos do projeto, principalmente com os alunos mais tímidos e distantes das aulas de educação física. “Não tinha ideia que o interesse em participar do projeto por parte dos alunos seria tão grande e não imaginava a dimensão que o projeto teria na vida deles. Vários alunos se encontraram no projeto Pulando Cordas, desenvolvendo habilidades fantásticas e superando desafios surpreendentes”, comemora a professora.

A docente ainda tem planos de aumentar as proporções do projeto, levando em conta o interesse dos alunos dos ciclos de alfabetização e interdisciplinar nas apresentações dos estudantes do ciclo autoral. “A ideia é que os alunos com mais experiência sejam monitores dos alunos iniciantes. Dessa forma, o projeto poderá se disseminar e promover novos espaços de autonomia e protagonismo dos participantes”, explica a docente.

Mostra de TCA – A mostra dos TCAs das escolas da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro ocorreu nos dias 28 e 29 de novembro, no CEU Caminho do Mar, e nos dias 01 e 02 de dezembro, no CEU Alvarenga. O TCA é realizado nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino visando o protagonismo do aluno, que atua diretamente na construção do projeto. É realizado do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades buscam o desenvolvimento coletivo das práticas e saberes, através de reflexões que provoquem e indiquem melhorias culturais e sociais no ambiente onde vivem.

Assista ao vídeo da apresentação dos alunos no CEU Alvarenga:

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299