Notícias

Dia do Autógrafo estimula a leitura e a escrita na EMEF Almirante Ary Parreiras

Iniciativa promoveu integração entre a Sala de Leitura e a Sala de Informática e contou com a parceria de professoras generalistas

Publicado em: 26/12/2016 12h18 | Atualizado em: 30/11/2020

dia_do_autografo_740_x_430.jpg

No dia 29 de novembro, os alunos dos 3ºs anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Ary Parreiras, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, participaram do “Dia do Autógrafo”, evento realizado para a finalização de um trabalho de produção de livros digitais com base na leitura da obra “Escola de Chuva”, de James Runford.

O processo foi realizado de forma integrada entre a Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE), Débora Denise Dias Garofalo, a Professora Orientadora de Sala de Leitura (POSL), Armanda Maria Costa de Souza e as professoras generalistas Luciane, Jacqueline e Lourdes.

O trabalho teve início com a leitura da obra “Escola de Chuva”, de James Runford, onde os alunos tiveram a possibilidade, por meio do Mapa Mundi, de conhecer um pouco a África, conhecendo geograficamente o Chade, onde a história é passada. “Para resgatar a cultura africana, os alunos vivenciaram uma oficina de bonecas Abayomi, que tem origem iorubá e significa ‘aquele que traz felicidade ou alegria’”, explica a POSL Armanda Maria Costa de Souza.

No Laboratório de Informática, os alunos realizaram a produção de um livro digital, utilizando a tecnologia, criando, inovando e explorando a obra. “Eles efetuaram releituras tanto da história como das imagens de forma coletiva, gravando a história, produzindo um livro digital, tornando a aprendizagem envolvente e ao mesmo tempo significativa, desenvolvendo o gosto pela leitura e escrita e se tornando em um momento autoral dos alunos”, explica a POIE Débora Denise Dias Garofalo

Para finalizar o trabalho os pais e responsáveis dos estudantes envolvidos nesse trabalho foram convidados para uma tarde de autógrafos onde alunos, pais, responsáveis e professores assistiram ao livro digital. “Cada criança autografou o seu livro e o entregou aos seus pais ou responsáveis, o que tornou este momento em um aprendizado inesquecível e empolgante”, completa Débora.

Veja mais fotos clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212