Notícias

EMEF Pedro Teixeira trabalha a questão do Meio Ambiente em TCA

Tema foi definido após pesquisa realizada com a comunidade onde a escola está inserida

Publicado em: 26/12/2016 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020

EMEF_pedro_teixeira_trabalha_a_questao_meio_ambiente_em_TCA_740_x_430.jpg

No dia 3 de dezembro, aconteceu o evento de encerramento do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Teixeira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo deste ano.

No início de 2016, os profissionais de Educação da EMEF Pedro Teixeira realizaram uma pesquisa socioeconômica com a comunidade do Jardim Santana, comunidade onde a unidade está inserida, para obter melhor informações sobre o seu perfil. Entre as perguntas, foram solicitadas sugestões de temas a serem desenvolvidos no Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA). A maioria dos entrevistados sugeriu o tema “Meio Ambiente”.

“Com o meio ambiente figurando como tema principal, foi possível trabalhar outros subtemas como: enchente e caos urbano, lixo eletrônico, água e energia, poluição, os 3 Rs e doenças. Os educandos escolheram os subtemas que gostariam de estudar e os professores orientadores se especializaram em um tema para o atendimento e orientação desses educandos”, explica o Coordenador Pedagógico Renato Barbosa da Silva.

Os alunos realizaram pesquisas na unidade escolar e pesquisas de campo. A turma do 6º ano A, por exemplo, acompanhada pela professora orientadora Maria do Carmo no subtema “Enchente e caos urbano”, visitou a Subprefeitura de São Miguel para entrevistar os agentes da Defesa Civil na busca de informações e encaminhamentos sobre a situação da comunidade local. Também visitaram outros órgãos e empresas, como a SABESP e a Eletropaulo, na busca de informações sobre a atuação desses profissionais quando em situação de risco e quais soluções apontam para as mesmas.

As turmas dos 9º anos (Enchente e caos urbano), orientados pela professora Avani, saíram a campo e depois das pesquisas elaboraram um vídeo em que entrevistam pessoas da comunidade nos locais de enchente em um dia de chuva.

Após as pesquisas, os alunos produziram materiais a partir do reaproveitamento de diversos produtos, trabalho também realizado sob a orientação dos professores orientadores de turma. Além do evento de encerramento, os resultados das pesquisas foram apresentados no Seminário dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral, realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Parque São Carlos.

Veja as galerias de fotos:

Galeria 1

Galeria 2

Galeria 3

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299