Notícias
Semana de estudo e leitura leva programação gratuita a toda cidade de São Paulo
Com o tema “Inovação, Literatura e o Livro”, evento acontece de 6 a 15 de maio, com atividades em CEUs, bibliotecas e espaços culturais da cidade
Publicado em: 06/05/2026 17h06 | Atualizado em: 07/05/2026
Entre os dias 6 e 15 de maio, São Paulo realiza a 15ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, iniciativa que integra o Calendário Oficial da cidade e tem como objetivo fortalecer o hábito da leitura e incentivar práticas de estudo entre públicos de todas as idades.
Com o tema “Inovação, Literatura e o Livro”, a programação reúne atividades gratuitas presenciais e on-line, distribuídas por diferentes regiões da capital, incluindo CEUs, bibliotecas e equipamentos culturais. A iniciativa contempla desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos, ampliando o acesso ao livro e promovendo experiências formativas por meio de contação de histórias, saraus, oficinas, rodas de leitura, apresentações artísticas e ações educativas.
Realizada em parceria entre as secretarias municipais de Educação, Cultura e da Pessoa com Deficiência, a Semana do Estudo e Leitura reforça a hábito de ler como ferramenta essencial para o desenvolvimento crítico, criativo e social dos cidadãos.
A abertura oficial acontece no dia 6 de maio, às 9h, no Theatro Municipal, reunindo estudantes e educadores. Já o encerramento será no dia 15 de maio, às 13h, na Biblioteca Mário de Andrade, no centro da cidade.
A programação completa pode ser acessada aqui e no Instagram Estudo e Leitura.
A Rede Municipal de Ensino fortalece o acesso à leitura e à produção literária com projetos como a Academia Estudantil de Letras, hoje política pública permanente, presente em diversas unidades. A iniciativa estimula autoria de estudantes e professores, com publicações anuais como “Descobrir-se Autor” e “Revelar-se Autor”.
Desde 2021, a distribuição de livros cresceu, com milhões de exemplares entregues às escolas e investimento contínuo em acervos diversos, incluindo obras com temática étnico-racial. Programas como Minha Biblioteca, Leituraço! e a ampliação das salas de leitura garantem acesso, inclusão e formação crítica. As ações reforçam o protagonismo estudantil, a equidade e o desenvolvimento integral por meio da leitura.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SINDSEP e APROFEM anunciam encerramento da greve
Secretaria Municipal de Educação
SME faz nova convocação de Auxiliar Técnico de Educação para escolha de vagas
Secretaria Municipal de Educação
SME lança edital de seleção pública de projeto de gestão documental
Secretaria Municipal de Educação
SME lança projeto com o maestro João Carlos Martins em 27 escolas municipais
Secretaria Municipal de Educação
EMEI Compositor Silvio Caldas promove plantio de árvores com crianças no Jardim Celeste
Diretoria Regional de Educação Butantã
Encontro de mediação de conflitos promove reflexão sobre violência contra a mulher
Relacionadas
SINDSEP e APROFEM anunciam encerramento da greve
Publicado em: 15/05/2026 10h19 - em Secretaria Municipal de Educação
SME faz nova convocação de Auxiliar Técnico de Educação para escolha de vagas
Publicado em: 15/05/2026 6h46 - em Secretaria Municipal de Educação
SME lança edital de seleção pública de projeto de gestão documental
Publicado em: 15/05/2026 4h59 - em Secretaria Municipal de Educação
SME lança projeto com o maestro João Carlos Martins em 27 escolas municipais
Publicado em: 15/05/2026 3h21 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEI Compositor Silvio Caldas promove plantio de árvores com crianças no Jardim Celeste
Publicado em: 15/05/2026 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação