Notícias

Alunos de Ensino Fundamental realizam projeto de inclusão com Garrafas Sensoriais

E o que garrafas coloridas e com brilho foram capazes de fazer dentro de uma escola?

Publicado em: 19/06/2019 16h53 | Atualizado em: 30/11/2020

garrafassensoriais_740x430.jpg

Elas foram o motivo de uma sala do Ciclo de Alfabetização, do segundo ano e alunos do Clube da Leitura da E.M.E.F. Cel. PM José Hermínio participarem de uma experiência sensorial incrível.
Na sala do segundo ano A, da Professora Sandra Vieira temos Alice, uma garotinha muito envolvente e autista. Ela participa semanalmente do Atendimento Educacional Especializado com a Professora Iara Viana responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais e que acumula cargo como Professora Orientadora de Sala de Leitura.
A Professora Iara em um atendimento trouxe uma garrafa sensorial para despertar na aluna o seu lado lúdico, a curiosidade, autocontrole. A intenção era que Alice pudesse expressar seus sentimentos de forma mais tranquila por meio da observação e dos movimentos dos objetos dentro da garrafa. Ao ver a garrafa, Alice ficou totalmente feliz e levou a garrafa para a sala de aula, querendo mostrar seu novo brinquedo para todos os alunos. Detalhe, ela quase não manifesta contato ou comunica-se com seus amigos de sala. Mas aquele objeto tão especial pra ela deixou- a tão feliz que Alice quis compartilhar a felicidade que estava sentindo aos amigos.

garrafassensoriais_740x430 2.jpg

Então a Professora Iara juntamente com a Professora Sandra tiveram uma ideia brilhante! Por que não fazer uma atividade coletiva em que todos os alunos da sala pudessem construir a sua própria garrafa sensorial? E assim foi feito, a professora da sala de leitura que realiza um trabalho com os alunos do Ciclo Interdisciplinar, 6º E 8º anos chamado Clube da Leitura, convidou os para fazer uma parceria na construção das garrafas.
E no dia 20 de maio de 2019, as garrafas foram produzidas e foi um momento de troca, autoconhecimento, parceria e muita alegria. Alice, não se cabia de tanta felicidade. Agora reconhece seus amigos para se divertirem com as garrafas.
Entendemos com esta atividade coletiva que incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente de todo ser humano em sua maior expressão: a diferença. E que qualquer empreendimento que visa à Inclusão só terá bons resultados quando o diferente for aceito como parte indissolúvel do ser humano.
Texto escrito por: Iara Viana dos Santos
Professora Orientadora de Sala de Leitura
Professora de Atendimento Educacional Especializado

garrafassensoriais_740x430 1.jpg

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra uma mão infantil sendo auxiliada pela mão de um adulto

Bolsas de estágio têm aumento de 30% e SME possui 4 mil vagas para contratação

Publicado em: 12/01/2022 2h50 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de quadra poliesportiva Coberta

Prefeitura de SP anuncia cobertura de 95 quadras poliesportivas na rede municipal

Publicado em: 12/01/2022 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Apresentação teatral na abertura do Recreio nas Férias.

“Recreio nas Férias” começa nesta segunda-feira com protocolo contra contaminação do Covid

Publicado em: 10/01/2022 2h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de professora na sala de leitura, dois estudantes olham atentamento para ela. Todos usam máscaras

SME divulga classificação prévia dos interessados na contratação temporária

Publicado em: 07/01/2022 9h47 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 285 286 287 288 289 1.501