Notícias
Prefeitura sanciona Lei das Antenas
Objetivo é expandir o sinal de internet nas regiões mais periféricas da cidade, reduzindo desigualdades
Publicado em: 13/01/2022 12h07 | Atualizado em: 13/01/2022
Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de São Paulo sancionou a Lei 17.733/22, também conhecida como Lei das Antenas. Ela estabelece critérios para a instalação de estação rádio-base (ERB) na cidade, as antenas de telecomunicação. O objetivo é simplificar o licenciamento desses equipamentos e expandir o sinal de internet no município, especialmente nas regiões mais periféricas. Confira aqui a publicação no Diário Oficial.
Ao elaborar junto à Câmara Municipal a nova Lei das Antenas, a atual gestão reafirma o compromisso de que o acesso à internet é um direito fundamental a qualquer cidadão. Neste sentido, de forma inovadora, a legislação estabelece incentivos e condições diferenciadas para a implantação de antenas nas chamadas áreas prioritárias, que foram definidas pelas secretarias municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS). Na prática, elas são “áreas de sombra”, ou seja, locais sem ou com pouco sinal de internet e telefonia móveis em distritos da periferia.
A expectativa é que a lei traga benefícios aos setores da educação e da saúde. Na educação, a ampliação de acesso à internet permitirá que mais alunos possam usufruir do ensino à distância. Na saúde, os atendimentos à população poderão ser qualificados, com a expansão, por exemplo, do “prontuário eletrônico”, da “telemedicina” ou mesmo do “agendamento eletrônico”.
Além disso, ao desburocratizar o licenciamento das antenas de telecomunicações, o Município prepara a cidade para a futura chegada do 5G, tecnologia que trará maior velocidade, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.
A nova Lei das Antenas entrará em vigência após a Prefeitura de São Paulo elaborar seu decreto regulamentador.
Por que foi elaborada uma nova lei das antenas?
A antiga Lei das Antenas (Lei nº 13.756), datada de 2004, já não acompanhava as premissas de uma cidade inclusiva do século 21 e dificultava a implantação dos equipamentos necessários à expansão da rede de telecomunicações.
A edição de uma nova Lei das Antenas busca adequar a legislação sobre a instalação e funcionamento desses equipamentos no município, tanto em razão das alterações de aspectos urbanísticos decorrentes do Plano Diretor de 2014 e Lei de Zoneamento de 2016, quanto em relação às transformações que trouxeram novas tecnologias a São Paulo e ao mundo.
Quais são as principais normas trazidas?
- As estações rádio-base (ERBs) não serão consideradas áreas construída ou edificada, independentemente do local de sua implantação;
- Autorização para instalação de antenas em qualquer logradouro, independente da sua largura;
- Possibilidade de instalação em imóveis tombados, a partir de prévia anuência dos órgãos de preservação competentes;
- Possibilidade de instalação em bens municipais, mediante permissão de uso. Em túneis e viadutos, postes de iluminação pública e mobiliários urbanos concedidos, não será necessário solicitar o licenciamento prévio junto ao Município;
- Incentivos e condições diferenciados para a instalação de antenas nos distritos prioritários definidos.
Entenda a tramitação da nova Lei das Antenas
-No dia 1º de junho de 2021, a Prefeitura de São Paulo encaminhou o PL 347/2021 à Câmara Municipal.
-Em 16 de junho de 2021, o Projeto foi aprovado em 1ª votação pelo Legislação.
-No dia 14 de dezembro de 2021, o Projeto de Lei, em formato de Substitutivo, foi novamente apreciado pela Câmara Municipal e aprovado.
-Em 12 de janeiro de 2022, a Prefeitura sanciona a Lei nº 17.733/2022
Vale destacar que a nova Lei das Antenas também foi debatida em audiências públicas e por comissões da Câmara Municipal, ambas com participação de representantes do Executivo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da EMEF Paulo Duarte estão ‘De olho no Céu’
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental podem se inscrever para o Parlamento Jovem 2022
Educação de Jovens e Adultos
Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos
Secretaria Municipal de Educação
Visita à tumba, foto com esfinge e desenhos nas paredes fazem parte de exposição “Egito antigo: Na Cidade do Sol”
Secretaria Municipal de Educação
CEU Heliópolis ganha grafite de 128 m² que muda paisagem do bairro
Educadores
Dois projetos premiados da SME fazem parte do documentário “Educação Presente para o Futuro”
Relacionadas

Estudantes da EMEF Paulo Duarte estão ‘De olho no Céu’
Publicado em: 20/05/2022 4h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental podem se inscrever para o Parlamento Jovem 2022
Publicado em: 20/05/2022 1h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos
Publicado em: 20/05/2022 8h00 - em Educação de Jovens e Adultos

Visita à tumba, foto com esfinge e desenhos nas paredes fazem parte de exposição “Egito antigo: Na Cidade do Sol”
Publicado em: 19/05/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Heliópolis ganha grafite de 128 m² que muda paisagem do bairro
Publicado em: 19/05/2022 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação