Notícias

Alunos de Ensino Fundamental realizam projeto de inclusão com Garrafas Sensoriais

E o que garrafas coloridas e com brilho foram capazes de fazer dentro de uma escola?

Publicado em: 19/06/2019 16h53 | Atualizado em: 30/11/2020

garrafassensoriais_740x430.jpg

Elas foram o motivo de uma sala do Ciclo de Alfabetização, do segundo ano e alunos do Clube da Leitura da E.M.E.F. Cel. PM José Hermínio participarem de uma experiência sensorial incrível.
Na sala do segundo ano A, da Professora Sandra Vieira temos Alice, uma garotinha muito envolvente e autista. Ela participa semanalmente do Atendimento Educacional Especializado com a Professora Iara Viana responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais e que acumula cargo como Professora Orientadora de Sala de Leitura.
A Professora Iara em um atendimento trouxe uma garrafa sensorial para despertar na aluna o seu lado lúdico, a curiosidade, autocontrole. A intenção era que Alice pudesse expressar seus sentimentos de forma mais tranquila por meio da observação e dos movimentos dos objetos dentro da garrafa. Ao ver a garrafa, Alice ficou totalmente feliz e levou a garrafa para a sala de aula, querendo mostrar seu novo brinquedo para todos os alunos. Detalhe, ela quase não manifesta contato ou comunica-se com seus amigos de sala. Mas aquele objeto tão especial pra ela deixou- a tão feliz que Alice quis compartilhar a felicidade que estava sentindo aos amigos.

garrafassensoriais_740x430 2.jpg

Então a Professora Iara juntamente com a Professora Sandra tiveram uma ideia brilhante! Por que não fazer uma atividade coletiva em que todos os alunos da sala pudessem construir a sua própria garrafa sensorial? E assim foi feito, a professora da sala de leitura que realiza um trabalho com os alunos do Ciclo Interdisciplinar, 6º E 8º anos chamado Clube da Leitura, convidou os para fazer uma parceria na construção das garrafas.
E no dia 20 de maio de 2019, as garrafas foram produzidas e foi um momento de troca, autoconhecimento, parceria e muita alegria. Alice, não se cabia de tanta felicidade. Agora reconhece seus amigos para se divertirem com as garrafas.
Entendemos com esta atividade coletiva que incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente de todo ser humano em sua maior expressão: a diferença. E que qualquer empreendimento que visa à Inclusão só terá bons resultados quando o diferente for aceito como parte indissolúvel do ser humano.
Texto escrito por: Iara Viana dos Santos
Professora Orientadora de Sala de Leitura
Professora de Atendimento Educacional Especializado

garrafassensoriais_740x430 1.jpg

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Quadrante em cor azul com a marca de uma mão na cor azul e outra amarela. Ambas possuem um linha horizontal na palma.

Currículo da Cidade garante acesso e aprendizagem a mais de 20 mil estudantes com deficiência

Publicado em: 21/03/2022 4h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um grupo de pessoas participando de uma reunião com a ex atleta Daiane Dos Santos

Ex-ginasta Daiane dos Santos aborda a importância do esporte para educação no CEU Aricanduva

Publicado em: 18/03/2022 4h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de uma sala de aula com estudantes adultos e jovens

Padre Lancellotti participa de live sobre formação do MOVA nesta quinta-feira

Publicado em: 17/03/2022 9h09 - em Educação de Jovens e Adultos

Quadra

Quadras dos CEUS recebem grafites em homenagem às mulheres

Publicado em: 16/03/2022 6h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Univesp abre 5.460 vagas para cursos universitários gratuitos nos CEUs da cidade

Publicado em: 16/03/2022 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 264 265 266 267 268 1.493