Notícias

Alunos da SAAI da EMEF Geraldo Sesso aprendem a produzir desenhos animados

Objetivo é desenvolver o processo cognitivo de alunos com deficiência

Publicado em: 13/06/2016 9h19 | Atualizado em: 30/11/2020

Os alunos da Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Geraldo Sesso estão aprendendo a desenvolver histórias e a transformá-las em desenhos animados, utilizando os programas Paintbrush e Movie Maker. Nesta quinta-feira, 9 de junho, eles finalizaram o desenho “A Laranja que Caiu na Cabeça do Homem”.

A atividade faz parte do Projeto Desenho Animado da SAAI e tem como objetivo principal a melhoria do processo cognitivo dos alunos por meio do uso das tecnologias. “A intenção é desenvolver, primeiro, o raciocínio linear deles, pois o processo de desenvolvimento da animação exige uma sequência obrigatória para que se chegue ao final do objetivo”, explica a professora Soraia Inácio, responsável pelo projeto.

Além de melhorar o processo cognitivo dos alunos, o projeto também possibilita trabalhar o processo de produção de textos, pois antes do desenvolvimento da animação, é necessário escrever a história. “Todo esse processo, desde a criação da história até a finalização do desenho animado, é de extrema importância para os alunos. Eles conseguem ver uma ideia que eles tinham na mente sendo materializada”, completou a educadora.

Todo o material produzido é postado em um blog para reafirmar o protagonismo dos alunos e divulgar suas atividades. Nele, também são encontrados outros trabalhos de educomunicação. Outra ferramenta de comunicação utilizada por eles é o jornal impresso, onde os próprios alunos são responsáveis pelo desenvolvimento das pautas e pela produção dos textos.

As aulas da SAAI, na EMEF Geraldo Sesso, acontecem todos os dias e atendem um total de 21 alunos com deficiência.

Clique aqui para acessar o blog com os trabalhos dos alunos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulher sentada à mesa de trabalho manuseando folhas. Sobre a mesa diversos materiais de escritório. Ao fundo, portas de armários e uma janela.
Fotografia com vários adultos em pé em frente a escada posando para câmera.

Acordo vai ampliar o ensino de língua francesa na rede municipal 

Publicado em: 10/04/2026 5h14 - em CEU e COCEU

Comgás
Fotografia de muitas mulheres posando para câmera. Ao fundo, projeto no telão o texto

SME inicia formação de 2026 de novas embaixadoras da Rede Amigos do Peito

Publicado em: 10/04/2026 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um professor ao centro e estudantes ao seu lado direito e esquerdo com roupa de esgrima.

Esgrima abre caminhos e revela talentos no CEU Paraisópolis

Publicado em: 10/04/2026 11h18 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.645