Notícias

Alunos da EMEF Alm. Ary Parreiras conhecem o método Mahamudra

Atividade também contou com a degustação de receitas elaboradas a partir da utilização integral de alimentos

Publicado em: 06/07/2016 15h19 | Atualizado em: 30/11/2020

alunos_da_EMEF_alm_ary_parreiras_740_x_430.jpg

No sábado, 25 de junho, foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Ary Parreiras, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, uma atividade de vivência do método Mahamudra e de degustação de receitas executadas pelos alunos do 7º ano a partir da utilização integral de alimentos.

“O Mahamudra é um método de desenvolvimento humano focado na constante evolução do ser. Por meio dele, busca-se extrair o melhor de cada um por meio de exercícios físicos, mentais e de autoconhecimento”, explica a Professora de Ciências Thioni Carreti Di Servi, organizadora do evento. Foram realizadas, com os alunos e com a participação das professoras Thioni e Maria de Lourdes, atividades cooperativas, de recreação, ginástica e yoga, planejadas e ministradas pelos profissionais Paulo C. Rigatto, Rute Silva e Karina. “Essa ação teve o objetivo de promover interdisciplinaridade, incentivar o desenvolvimento do raciocínio e da estratégia, desenvolver características de socialização, promover a vivência de novos movimentos através da motricidade e trabalhar a pluralidade cultural”, observa Thioni.

Também foi realizada uma ação para calcular o índice de massa corporal (IMC) dos alunos, realizada pela professora Magali Clemente com a colaboração das professoras de Educação Física Kelli Souza e Sandra Machado e as professoras de Matemática Adriana Nogueira e Elisete Wozniak.

Na segunda atividade do dia, os participantes puderam experimentar as receitas desenvolvidas por alunos do 7º ano a partir da utilização integral dos alimentos. Foram preparados brigadeiros e suco de casca de banana pelos alunos Gabriel Reis, Danilo Benevento, Jaqueline Aparecida, Nicoli Guedes e Raquel Lopes, doce de melancia por Igor Alcântara e Lucas Ryan, cupcake de casca de laranja por João Teles e Vitória Ferreira e bolo de laranka por Thamires Ine, Isabela Marques, Claudia Barbosa e Julia Gabriela. Em parceria com a designer Marina Ugo, ainda foi confeccionado um caderno com as receitas selecionadas, além de um convite para o evento.

“O objetivo desta atividade foi de promover a reflexão e o conhecimento com relação à produção de lixo e ao desperdício de alimentos. Os alunos foram sensibilizados com vídeos sobre o aproveitamento integral dos alimentos e os nutrientes existentes em cascas e polpas de algumas frutas e legumes que temos por costume, descartar”, diz a professora Thioni.

Clique aqui para ver a galeria de fotos 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudante está olhando pelo telescópio.

Estudantes da EMEF Paulo Duarte estão ‘De olho no Céu’

Publicado em: 20/05/2022 4h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Logotipo do Parlamento Jovem

Estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental podem se inscrever para o Parlamento Jovem 2022

Publicado em: 20/05/2022 1h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante da Educação de Jovens e Adultos. Ela possui cabelos grisalhos, usa óculos e máscara de proteção individual. Ela está sentada atrás da sua carteira escolar e sobre a mesa tem seu material escolar.

Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos

Publicado em: 20/05/2022 8h00 - em Educação de Jovens e Adultos

Fotografia de uma réplica de uma pirâmide, mostrando um cartaz e um quadro.
Imagem aérea da empena de um Grafite com 128 metros quadrados no CEU Heliopolis

CEU Heliópolis ganha grafite de 128 m² que muda paisagem do bairro

Publicado em: 19/05/2022 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.239