Notícias

Alunas da Faculdade de Saúde Pública apresentam projeto realizado na EMEI Santos Dumont

O trabalho desenvolvido faz parte do programa de estágio curricular em parceria com a CODAE

Publicado em: 20/07/2016 14h17 | Atualizado em: 30/11/2020

20160510_104531 740x430.jpg

No dia 1º de Julho, as alunas do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, Mayra Barata e Manuela Capezzuto apresentaram o projeto “Parece alface, mas não é”, desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Santos Dumont pertencente a Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba-Jaraguá, a Comissão de Estágio Curricular da CODAE, docentes da Faculdade de Saúde Pública e familiares.

O trabalho faz parte do programa de estágio curricular iniciado em 2015 que integra o Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Educação e a Faculdade de Saúde Pública.

Durante cerca de quatro meses as alunas realizaram estágio nas áreas de Alimentação Coletiva e Saúde Pública no universo da alimentação escolar e conheceram melhor o seu funcionamento em diversas vertentes. A primeira etapa foi de orientação e vivência em campo, onde puderam acompanhar o gerenciamento do Programa de Alimentação Escolar pela CODAE.

Em um segundo momento, as estagiárias foram a campo e mergulharam na realidade da EMEI Santos Dumont a fim de fazer um diagnostico da alimentação escolar e identificar os seus potenciais e pontos críticos a serem melhorados. A etapa seguinte foi prática, e consistiu em uma série de intervenções educativas com alunos e educadores da EMEI, focadas no momento da refeição e do reconhecimento dos alimentos.

Foram realizadas quatro atividades lúdicas com os alunos e outras duas com educadores. Dentre elas, a que mais surpreendeu e teve avaliação positiva por educadores, pais e alunos foi a denominada “Continente”, na qual as crianças puderam criar com argila um recipiente único para armazenar a sua comida favorita. Também aconteceram dinâmicas de interação e reconhecimento de frutas, verduras e legumes que compõem o cardápio diário da alimentação escolar. Durante o “Food Revolution Day”, foi implantada em uma área verde da unidade uma horta escolar. A dinâmica final foi a realização de uma refeição baseada na união dos aprendizados das atividades anteriores.

Veja aqui imagens do projeto e apresentação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tecnologias para a Aprendizagem

Tecnologias para a Aprendizagem

Publicado em: 15/04/2016 1h09 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Alfabetização Matemática

Alfabetização Matemática

Publicado em: 15/04/2016 1h08 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Práticas de Registro

Práticas de Registro

Publicado em: 15/04/2016 1h06 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Saiba como participar do Plateia SME e Plateinha

Plateia SME – edição de 13 de abril

Publicado em: 15/04/2016 12h26 - em CEU e COCEU

Abertas inscrições para Professores interessados em atuar no Projovem Urbano

Abertas inscrições para Professores interessados em atuar no Projovem Urbano

Publicado em: 15/04/2016 11h33 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.255 1.256 1.257 1.258 1.259 1.443