Notícias
A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil
Projeto para incentivar a leitura com crianças.
Publicado em: 22/03/2016 13h02 | Atualizado em: 30/11/2020
Para promover o hábito da leitura nos alunos, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jocelyne Guimarães Fernandes de Melo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, localizado na Cohab Juscelino Kubitschek, região leste da capital, tem desenvolvido o projeto denominado “Culturas Infantis e suas linguagens” que, entre outros objetivos, se propõe a favorecer a interação, potencializar o interesse pela produção de textos diversos e promover a articulação dos saberes.
Para a Professora de Educação Infantil Lindsay Vicente Siqueira, responsável pelo Mini Grupo II, com crianças entre 3 e 4 anos de idade, por meio da leitura as crianças aprendem a observar e reproduzir o comportamento leitor. “É importante salientar que, na Educação Infantil, a leitura feita pelas crianças não está baseada na codificação/decodificação, até porque esse não é principal objetivo desta etapa escolar. Trata-se muito mais de explorar assuntos diversos, interpretar falas e ampliar o repertório de palavras, objetos, lugares e expressões”, disse a professora.
Apresentar leituras de diferentes gêneros textuais como contos de fadas, revistas, jornais, parlendas, panfletos, manuais de instruções, entre outros, é uma maneira de oportunizar descobertas no mundo das palavras e, também, iniciar a criança no mundo da literatura.
A implantação do projeto e de suas diversas atividades conta com a fundamental participação das famílias e demais funcionários da unidade. “É importante que a família incentive a ludicidade e a curiosidade por meio de histórias, lembranças de vida, bem como oferecer livros aos filhos e, sempre que possível, levá-los a espaços de promoção de leitura”, afirma Lindsay.
Todos os dias são realizadas leituras para as crianças e, após a familiarização com a atividade, as crianças são convidadas a realizar recontos orais das histórias apresentadas. Após essa etapa é realizada uma produção textual tendo a professora como escriba.
A professora conta que sempre é escolhida uma personagem para iniciar a produção coletiva. Conforme o texto vai ganhando corpo, com a contribuição das crianças, a professora vai realizando o registro das ideias.
Para o encerramento deste projeto, está prevista a organização dos textos produzidos pelas crianças em um livro, que será compartilhado com toda a comunidade escolar.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educação paulistana cresce 10 pontos percentuais e ultrapassa meta de alfabetização em 2024
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Recreio nas Férias leva participantes ao Autódromo de Interlagos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Escola municipal participa de abertura da Copa América de Rugby em Cadeira de Rodas
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Inscrições abertas para aulas de dança e música no CEU Três Pontes em parceria com a Fundação Theatro Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Com foco na segurança alimentar, SME entrega cestas básicas às famílias de estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza Planejamento Estratégico com participação ampla da Rede Municipal
Relacionadas

CEUs da capital têm “Escolinha Paralímpica” em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro
Publicado em: 03/07/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Cerca de 500 jovens repórteres do Imprensa Jovem visitarão o Anime Friends
Publicado em: 02/07/2025 4h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Crianças vivem ações educativas no trânsito da Mini Cidade nos CEUs da capital paulista
Publicado em: 02/07/2025 4h12 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Crianças vivem ações educativas no trânsito da Mini Cidade nos CEUs da capital paulista
Publicado em: 02/07/2025 3h43 - em Secretaria Municipal de Educação

CEI Jardim Campos promoveu ação solidária para toda a comunidade
Publicado em: 02/07/2025 1h45 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel